GDF promove ações educativas contra o tráfico de pessoas
O Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas é lembrado neste domingo, 30 de julho. “O tema merece destaque e precisa ser debatido e alertado para a população. É possível que qualquer um se torne vítima, mas pessoas em situação de vulnerabilidade têm mais probabilidade e estamos aqui para esclarecer a sociedade. Esse é um crime silencioso e lucrativo que deve ser combatido”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.
Na última semana, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) organizou uma série de ações sobre a temática para informar, divulgar, sensibilizar e mobilizar para o enfrentamento desse crime. Entre as iniciativas, blitz educativa, comunicação institucional, campanhas para servidores e vídeos em cinemas da cidade para alertar e conscientizar a sociedade sobre o assunto.
Todas as ações foram desenvolvidas pela Sejus-DF, por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), na Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Acesse aqui os canais de denúncias no caso de suspeitas desse tipo de crime.
Iluminação especial
A unidade da Sejus da Estação Rodoferroviária SAIN e a Torre de TV foram iluminadas de azul nessa semana. A iniciativa foi em alusão à Campanha Coração Azul, promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com objetivo de aumentar a conscientização sobre o assunto. O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e nos lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos.
Dia a dia consciente
As telas dos computadores dos servidores da Sejus-DF receberam uma mensagem, no período de 24 a 30 de julho, em menção ao Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas.) Nas TVs das unidades do Na Hora também foi veiculado um vídeo institucional de 15 segundos sobre o tema.
Agência Brasília