Justiça determina que Enel reduza casos de falta de energia

A Justiça determinou, por meio de liminar, que a Enel não exceda, em todos os conjuntos elétricos, os parâmetros estabelecidos pelo regulador nacional relativos a eventos de suspensão do fornecimento de eletricidade e tempo de interrupção.
A decisão impõe ainda que a empresa atenda os consumidores de forma adequada, mesmo nos dias críticos, e que informe, de maneira individualizada, sobre a previsão de restabelecimento do fornecimento de energia. Também deverá divulgar, em seu site e nas redes sociais, os índices de qualidade de prestação do serviço.
A decisão foi tomada pelo juiz Fábio de Souza Pimenta, que acatou pedido formulado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital, e da Defensoria Pública. Se a Enel descumprir a decisão estará sujeita a multas que podem chegar até o limite de R$ 500 milhões. A companhia tem até abril para se adequar às determinações, mas a medida relativa às informações no site vale a partir da notificação sobre o teor da liminar.
Além disso, foi estabelecido pela Justiça prazo máximo de 30 minutos para o atendimento presencial aos consumidores, de 60 segundos para o contato direto do consumidor com o atendimento humano em seus canais e também de 60 segundos para respostas via aplicativos de mensagens, como o Whatsapp.
Por meio de nota, a Enel informou que foi comunicada ontem (20) sobre a decisão e adotará as providências cabíveis. “A companhia apresentará sua defesa no prazo legal”, afirma a nota.
Edição: Maria Claudia
“Permaneçamos vigilantes contra posições ideológicas rígidas que, muitas vezes, sob o pretexto de boas intenções, nos separam da realidade e nos impedem de seguir em frente”, afirmou.
Se Enel descumprir decisão, estará sujeita a multas que podem chegar até R$ 500 milhões. Companhia tem até abril para se adequar às determinações, segundo Ministério Público paulista.
Líder da ala política do movimento, Ismail Haniya, viajou ao Egito a fim de negociar novo acordo, mas disse que grupo “não vai participar de jogo”.
Decisão do Copom de reduzir a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 11,75% ao ano, é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta, diz BC.
Atendimento inicial será feito pelo Corpo de Bombeiros ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a avaliação sobre a necessidade de internação será feita pela equipe médica.
Apoiadores de Alexei Navalny estão convencidos de que ele foi transferido para outra prisão. “Mas é mera suposição, não há confirmação oficial”, diz porta-voz.
Cidadãos foram soltos em troca da libertação pelos EUA de um aliado de Maduro, o empresário colombiano Alex Saab, acusado de desvio de recursos.
Atividades de mineração na capital alagoana resultaram em grave instabilidade no solo de bairros como Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Moradores tiveram que deixar a região.
Parentes dos reféns levados pelo movimento radical têm redobrado a pressão em torno do governo de Benjamin Netanyahu para que ele aceite nova pausa na contraofensiva.
Empresa passou de BB- para BB, com perspectiva estável. Para estatal, elevação da nota é reflexo da melhora da classificação do Brasil pela agência de classificação de risco.

Fonte: Agência Brasil

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.