Terceiro voo de repatriação de brasileiros em Gaza decola do Rio
Mais um grupo de brasileiros e seus parentes que viviam em Gaza se prepara para retornar ao Brasil, em um voo da operação Voltando em Paz, do governo federal. Uma aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou na manhã desta quinta-feira (21), rumo ao Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito.
Ainda não há informações sobre o número de pessoas que retornarão ao país. Esse será o terceiro voo de repatriação de brasileiros em Gaza, desde o início dos ataques israelenses ao território palestino, em outubro deste ano.
O avião saiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 8h20. A previsão é que o voo chegue por volta das 22h30 desta quinta-feira (horário de Brasília) na capital egípcia.
Além de trazer os brasileiros, o avião está levando um carregamento humanitário de seis toneladas, doado pelo governo brasileiro, com 150 purificadores de água portáteis, equipados com kit voltaico (painel solar, inversor veicular e controlador de carga) para ampliar sua autonomia de energia.
A estimativa é que o avião chegue ao Brasil na manhã do próximo sábado (23), com pouso previsto para as 8h (horário de Brasília), na Base Aérea da capital federal.
Desde o início da operação Voltando em Paz, já foram repatriadas 1.525 pessoas em 11 voos, sendo 1.413 provenientes de Israel, 80 vindos de Gaza e 32 da Cisjordânia (outro território palestino).
Edição: Maria Claudia
Autoridades tchecas confirmaram que foi “eliminado” o autor do ataque, mas ainda não há detalhes sobre o número de mortos e feridos, nem sobre as circunstâncias do ataque.
Nível de segurança aumentou após assassinato de um professor em ataque de um homem armado em escola. Há dias o presidente Macron falou da possibilidade de transferir o local da abertura.
Avião saiu da Base Aérea do Galeão às 8h20 e previsão é que chegue por volta das 22h30 desta quinta-feira, na capital egípcia. Chegada ao Brasil está prevista para sábado (23), às 8h, na Base Aérea de Brasília.
“Permaneçamos vigilantes contra posições ideológicas rígidas que, muitas vezes, sob o pretexto de boas intenções, nos separam da realidade e nos impedem de seguir em frente”, afirmou.
Se Enel descumprir decisão, estará sujeita a multas que podem chegar até R$ 500 milhões. Companhia tem até abril para se adequar às determinações, segundo Ministério Público paulista.
Líder da ala política do movimento, Ismail Haniya, viajou ao Egito a fim de negociar novo acordo, mas disse que grupo “não vai participar de jogo”.
Decisão do Copom de reduzir a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 11,75% ao ano, é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta, diz BC.
Atendimento inicial será feito pelo Corpo de Bombeiros ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a avaliação sobre a necessidade de internação será feita pela equipe médica.
Apoiadores de Alexei Navalny estão convencidos de que ele foi transferido para outra prisão. “Mas é mera suposição, não há confirmação oficial”, diz porta-voz.
Cidadãos foram soltos em troca da libertação pelos EUA de um aliado de Maduro, o empresário colombiano Alex Saab, acusado de desvio de recursos.
Fonte: Agência Brasil