Governo cria grupo de trabalho para atender demandas de catadores do DF
A governadora em exercício Celina Leão autorizou, no início da tarde desta sexta-feira (7), a criação de um grupo de trabalho com integrantes do Governo do Distrito Federal (GDF) e representantes dos catadores da capital. O objetivo é avaliar e atender as demandas da categoria, que pede reajuste dos contratos com as cooperativas, auxílio na manutenção do Complexo Integrado de Reciclagem (CIR), apoio para a criação de projetos sociais de educação e segurança alimentar dentro do complexo e avanço nas políticas de educação ambiental.
“Foram trazidas as demandas dos catadores e a Casa Civil está criando um grupo de trabalho para dar uma analisada nos pleitos”, afirmou a governadora em exercício. Segundo Celina Leão, serão envolvidas outras secretarias do governo para apreciar os pedidos dos catadores, que serão repassados por meio de quatro representantes dos profissionais. “Para ouvir e ver o que o GDF tem condições de encaminhar”, completou.
A governadora em exercício lembrou que a criação do Complexo de Reciclagem pelo GDF, em 2020, foi pensada para dar melhores condições aos catadores, que atuavam no lixão da Estrutural. “Quando foi pensado nas cooperativas, a nossa ideia era dar dignidade aos catadores e catadoras, porque a situação do lixão era muito precária”, recordou. O espaço tem a atuação de 1,2 mil catadores e representa 40% da reciclagem dos resíduos de toda a coleta seletiva do Distrito Federal.
Agência Brasília