Senacon pede flexibilização de regras de transporte aéreo para o RS

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Secretaria Nacional do Consumidor pediu à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que flexibilize as normas para o transporte aéreo de passageiros, considerando a excepcionalidade dos aeroportos do estado do Rio Grande do Sul. Entre as demandas estão a possibilidade de remarcação de passagens sem custo dentro do prazo de um ano e reembolso total sem pagamento de taxas. 
A solicitação foi feita em ofício encaminhado nesta quarta-feira (8) pelo diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, e pelo Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, ao diretor da Anac, Tiago Pereira, com pedido de encaminhamento urgente da proposta. O aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado por tempo indeterminado e, segundo a Senacon, a destinação da malha aérea a outros aeroportos do estado é inviável. 
A secretaria estima que 209 mil passageiros serão atingidos pelo fechamento do aeroporto no Rio Grande do Sul devido às cheias no estado. 
“Esta secretaria, em contato com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), reforça o entendimento que se deve, com urgência, equalizar a relação entre fornecedores e consumidores do setor aéreo”, diz o ofício.  Durante a pandemia de covid-19, a Anac flexibilizou algumas regras de cancelamento e remarcação de passagens. 
A Senacon solicitou à Anac a possibilidade de alteração do contrato de transporte aéreo com modificação do destino final, dentro dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, sem nenhum custo adicional ao passageiro e a flexibilização de pagamento de custos com hospedagem e transporte rodoviário.  
Também foi pedido que as companhias aéreas aumentem a eficácia no atendimento ao passageiro, sobretudo pelo telefone, já que muitos passageiros que estão no Rio Grande do Sul não conseguem se comunicar virtualmente com a empresa devido à falta de energia em alguns locais. 
O fornecimento ou custeio do transporte rodoviário até o aeroporto indicado pela companhia aérea para decolar ao destino final contratado e a possibilidade de endosso para outras empresas em locais aptos para pouso e decolagem também estão entre os pedidos.
A Anac ainda não se manifestou sobre o pedido da Senacon.
 
*Colaborou Ivan Richard
Edição: Lílian Beraldo
Resultado representa alta de 13,7% em relação a abril de 2023 e é o segundo melhor para meses de abril, só perdendo para o recorde de 2021.
Marca do volume de água pode ficar abaixo dos 5 metros nos próximos dias, conforme projeção do Serviço Geológico Brasileiro. 
Secretaria estima que 209 mil passageiros serão atingidos pelo fechamento do aeroporto no Rio Grande do Sul devido às cheias no estado. 
Interessados podem se inscrever até 14 de maio. Podem participar da seleção estudantes de nível médio, técnico e superior em diversas áreas de formação.
Em caso de vitória, ambos os times têm chances de ingressar no G4. Jogo no Estádio Independência, em Belo Horizonte, a partir das 21h, terá transmissão ao vivo na TV Brasil. 
Não há previsão de data de retomada das operações no aeroporto de Porto Alegre, diz a concessionária Fraport. Documento sobre alterações e restrições temporárias tem data final em 30 de maio.
Dados são referentes ao período entre os meses de agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação ao ciclo anterior.
Alagamentos e os danos à infraestrutura do estado podem afetar a logística do transporte de arroz e de frutas tradicionais da região.
Nos produtos embalados de cama, mesa e banho deve constar a dimensão indicada por meio do Sistema Internacional de Unidades de cada componente da embalagem.
Parlamentares aprovaram urgência da pauta, que gera divergência entre ambientalistas e o agronegócio.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.