Projeto F20 levará questões sociais das favelas ao G20

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Voz das Comunidades, instituição não governamental com viés jornalístico de responsabilidade social e promoção de eventos culturais realizada por moradores de favelas, está desenvolvendo um projeto para a criação do F20, que será composto por 20 favelas do Rio.
A intenção é levar as questões que envolvem as comunidades da cidade para discussão no G20, fórum internacional que reúne 19 países mais ricos do mundo, mais a União Europeia e a União Africana. Para Rene Silva, idealizador do projeto e fundador do Voz, este é um exemplo poderoso de mobilização comunitária e engajamento cívico.
“Essas favelas, na maioria das vezes marginalizadas e excluídas dos processos de tomada de decisão, vão se unir para amplificar suas vozes e demandar atenção para questões que afetam diretamente suas vidas”, disse Rene.
De acordo com ele, ao tratar de temas do G20, como desenvolvimento econômico, mudanças climáticas e desigualdade, as favelas reivindicam seu espaço na agenda global e busca soluções que reflitam suas realidades locais e necessidades. “Esse tipo de iniciativa demonstra a importância de incluir perspectivas diversas e representativas nos debates globais, visando construir um futuro mais justo e inclusivo para todos”, apontou à Agência Brasil.
A previsão é que as discussões do projeto comecem a partir de maio, em agendas paralelas ao do G20, que realizou duas reuniões preparatórias no Brasil. A primeira nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Rio de Janeiro com chanceleres dos países do grupo e a segunda nos dias 28 e 29 de fevereiro em São Paulo com ministros de finanças e dos Bancos Centrais do grupo.
“A gente está em um momento de construção do projeto. Até o final do mês de março a gente já deve ter o projeto mais amadurecido, bastante concluído e com as primeiras agendas a serem divulgadas”, informou.
O Voz das Comunidades foi criado, em 2005, pelo então estudante Rene Silva, do jornal com o mesmo nome, para moradores divulgarem notícias da comunidade do Morro do Adeus, uma das 13 que formam o Conjunto de Favelas do Alemão, na zona norte do Rio. Agora, Rene quer que as questões sociais sejam mais visibilizadas.
“A ideia é que este projeto jogue luz sobre outras questões sociais que não são levadas até a grande mídia e ao poder público. Geralmente, as pessoas quando falam de favela, lembram de operações policiais, de ações da polícia e do tráfico de drogas e a favela é muito além disso. A gente tem muitas iniciativas discutindo o meio ambiente, discutindo sustentabilidade, economia local, enfim, diversos desses temas e a ideia do projeto F20 é jogar luz sobre as diversas pautas que existem dentro da favela e que ninguém está falando sobre”, destacou.
Segundo Rene, a missão do projeto é amplificar as vozes das favelas. “A gente quer amplificar, quer que essas vozes sejam ouvidas e, para que sejam ouvidas, é nosso objetivo levar essas pautas também para as autoridades como governador, prefeito, presidente e até mesmo chegando na ONU [Organização das Nações Unidas]”, disse.
Desde 1º de dezembro de 2023 que o Brasil está na presidência rotativa do G20 e vai continuar até 30 de novembro de 2024. Nesse período, devem ocorrer cerca de 130 reuniões, que serão realizadas entre 15 cidades do país. A principal será a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20, prevista para os dias 18 e 19 de novembro deste ano, no Rio de Janeiro.
Edição: Aécio Amado
Nas primeiras semanas de 2024, o estado registrou 464.223 casos, superando o total de notificações ao longo de 2023. Minas Gerais é o segundo estado com maior incidência de dengue, ficando atrás apenas do DF.
Piloto da Red Bull, que largou na pole position, segue dominando o início da temporada. Parceiro de equipe, Sergio Pérez chegou em segundo, e Charles Leclerc (Ferrari) em terceiro lugar.
As favelas reivindicam seu espaço na agenda global e buscam soluções que reflitam suas realidades locais e necessidades, disse Rene Silva, idealizador do projeto.
Céu Albuquerque tem hiperplasia adrenal congênita, condição genética que afeta a produção de cortisol e influencia o desenvolvimento sexual e a formação dos órgãos genitais externos. Para ela, essa é uma “conquista coletiva”.
Centro de Socioeducação de Londrina II já recebeu Itamar Vieira Júnior, Laurentino Gomes e Ferréz, entre outros autores. Ailton Krenak, convidado desta semana, não pôde participar.
Pleito será neste domingo (10). Disputam o comando do país a Aliança Democrática (AD), de direita; o partido Chega, de extrema-direita; e o atual ocupante do governo, o Partido Socialista.
Em entrevista à Agência Brasil, ginecologista e professor da Unicamp, Júlio Teixeira, ressalta que exame, aliado à vacinação, pode fazer casos de câncer de colo de útero sumirem do país nas próximas décadas. 
Em cinco dias, participantes ficaram cercados de saraus, feiras, artesanato, apresentações de danças folclóricas e comidas regionais. 
Uma das constatações mais significativas é a grave interferência no ciclo hídrico, já que as vegetações de raízes menores da agricultura não cumprem o mesmo papel da vegetação nativa.
Dia 15 começa o prazo de entrega da declaração, que vai até 31 de maio. A principal mudança no IRPF 2024 é o aumento do limite de rendimentos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.