Polícia Federal fecha três garimpos em Terra Indígena Kayapó no Pará

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Polícia Federal fechou três garimpos de ouro clandestinos na região conhecida como “Garimpo da Pista Branca”, na Terra Indígena (TI) Kayapó, no município de Bannach, no Pará. O fechamento dos garimpos é resultado da operação de combate a crimes ambientais e de extração ilegal de minérios naquele território, deflagrada pela instituição na última sexta-feira (10).
Na ação, foram inutilizadas três escavadeiras hidráulicas, quatro motores, três estruturas de apoio, duas caixas de coleta de ouro (estrovengas) e uma moto. Também foi arrecadado um celular. Embora ninguém tenha sido preso na operação, a Polícia Federal identificou os responsáveis pelos crimes, que serão responsabilizados nos inquéritos a serem instaurados.
A TI Kayapó faz parte da lista de terras indígenas que sofrerão desintrusão, isto é, retirada de intrusos, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é uma das terras indígenas mais devastadas do país pela ação indiscriminada dos garimpeiros.
A Polícia Federal vem, ao longo dos últimos anos, combatendo os crimes nessa área indígena, mas os infratores insistem na prática delituosa. A ação de sexta-feira (10) marcou o início de uma série de operações que serão realizadas este ano pela Polícia Federal e que antecederão a desintrusão prevista pelo STF.
Edição: Vinicius Lisboa
Após oito anos, um brasileiro avança a esta fase na disputa de simples um torneio Masters 1000. Nas duplas, o compatriota Rafael Matos segue vivo e joga na segunda (13).
O número de abrigos e de desabrigados ainda pode flutuar, à medida que algumas pessoas voltam para suas casas ou as deixam, conforme a passagem das águas.
Em comunicado, Copom cita “pressões nos mercados de trabalho” mundiais como um fator considerado para diminuir velocidade da redução dos juros básicos da economia.
A TI Kayapó faz parte da lista de terras indígenas que sofrerão desintrusão, isto é, retirada de intrusos, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).
Amália Barros morreu na madrugada deste domingo, aos 39 anos, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde estava internada desde o dia 1º de maio após retirada de um nódulo no pâncreas.
“Foram reportados à Defesa Civil do estado danos em um galpão de uma propriedade rural, sem registro de feridos”, disse nota divulgada
O próximo sorteio da Mega-Sena está marcado para a noite de terça-feira, em São Paulo, e o prêmio estimado é de R$ 2,5 milhões.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, somente os instituições financeiras cadastradas no Programa Desenrola Pequenos Negócios ofertarão condições de renegociação de dívidas.
Volumes significativos de chuva foram registrados nas últimas 24 horas no centro de Porto Alegre, região metropolitana e na Serra, com valores chegando aos 120 milímetros (mm) pontualmente nos Vales.
Psiquiatra estima que, em eventos como a tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul, a população demore de 5 a 10 anos para começar a se estabilizar, do ponto de vista da saúde mental.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google