Operadoras dizem que atualização do X permitiu acesso à plataforma

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) informou nesta quarta-feira (18) que uma atualização operacional realizada pela rede social X permite que usuários de internet passem a acessar a plataforma.
A rede está suspensa desde o início deste mês por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. No entanto, na manhã de hoje, usuários relataram ter conseguido acessar a plataforma de forma livre, sem acesso por meio de aplicativos de Virtual Private Network (VPN), mecanismo usado para burlar a suspensão.
Nos bastidores, a atualização da rede social é vista pelo Supremo e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como uma forma de burlar a suspensão.
Em nota à imprensa, a Abrint explicou que a rede X trocou o endereço eletrônico que foi bloqueado e passou a hospedá-lo nos servidores da Cloudflare, empresa norte-americana especializada na segurança de sites.
“Diferente do sistema anterior, que utilizava IPs específicos e passíveis de bloqueio, a nova estrutura baseada no Cloudflare compartilha IPs com outros serviços legítimos, como bancos e grandes plataformas de internet”, disse a associação.
A entidade declarou ainda que está em uma “posição delicada” diante do retorno dos acessos ao X e orientou as operadoras de banda larga a aguardarem instruções da Anatel.
“Um bloqueio inadequado poderia impactar negativamente empresas e serviços essenciais, prejudicando milhares de usuários”, completou a entidade.
A Justiça ainda não se pronunciou sobre o assunto.
No mês passado, o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão da rede social. A medida foi tomada após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário Elon Musk, dono da rede social, para indicar um representante legal no Brasil. A decisão foi confirmada pela Primeira Turma da Corte.
No dia 17 de agosto, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede social ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas.
Edição: Aline Leal
Novo equipamento permite que policial ou corporação decidam sobre a gravação das imagens.
Alta foi verificada em 27 hospitais públicos e filantrópicos do país no acumulado de janeiro a agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Para Haddad, o início dos cortes de juros nos Estados Unidos trará mais previsibilidade para a economia global e evitará a volatilidade no mercado financeiro nos próximos anos.
Em postagem na rede social Bluesky, deputada Gleisi Hoffman classifica de “injustificada” a decisão do Copom, no dia em que os EUA cortam 0,5 ponto nos juros, “tendência mundial”.
O ministro interino da Cultura destacou que está sendo garantida a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura, que é um pacto federativo. “É o SUS da Cultura”, afirmou Márcio Tavares.
Defesa de casal alega que decisão que determinou pagamento de R$ 1 milhão por danos morais não poderia partir da Justiça do Trabalho
Após a rede ter sido bloqueada por descumprimento de decisão judicial, usuários relataram ter conseguido acessá-la de forma livre nesta quarta-feira.
No Setor Noroeste, residem diferentes etnias. Para o líder indígena Álvaro Tukano, o que ocorreu foi “criminoso”. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foi chamado duas vezes nesta segunda-feira.
Mudanças na lei do turismo foram sancionadas pelo presidente Lula, com novas regras e incentivos para a expansão do setor no Brasil.
Alta do dólar e incertezas em torno da inflação influenciaram na decisão do Banco Central. A última alta dos juros havia sido em agosto de 2022.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google