Mostra coletiva Afetos Insurgentes estreia no Rio nesta quarta-feira
O Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro inaugura nesta quarta-feira (20), às 16h, a exposição coletiva Afetos insurgentes: corpos em conexão. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é para maiores de 16 anos. A exposição ficará aberta até 24 de fevereiro de 2024 e funcionará de terça-feira a sábado, das 12h às 19h. Esta será a estreia nacional da mostra.
Segundo a curadora Cota Azevedo, a mostra tenta dar mais luz e visibilidade aos corpos não normativos. “A gente fala desse corpo que está à margem da sociedade, que se sente afetado em todos os sentidos e tenta dar luz a esse pensar, sob a ótica de como reverberar esse corpo dentro da sociedade e de um lugar que também transcende a ideia do sócio, do político, de toda forma de estar no mundo”.
Cota disse ainda que estão representados na exposição corpos de negritude, de gordos, de brancos, de coloridos, corpos trans. “Enfim, é dar luz exatamente a esses corpos que, teoricamente, dentro de um padrão heteronormativo, não têm essa linguagem plural”. A mostra dá enfoque especial à população LGBTQIA+ ou a corpos marginalizados.
A exposição foi aberta a todos os públicos por meio de chamada pública. Os artistas enviaram projetos dentro desse tema conceitual. Por isso, Cota informou que alguns trabalhos têm essa forma combatente mais ampliada e veemente, como afirmação de um corpo trans, ou lésbico, ou LGBTQIA+, como há também pessoas normativas pensando esse corpo dentro de um conjunto.
O trabalho curatorial consistiu em entender como os corpos podem conviver em conjunto mas, principalmente, dando luz a esse corpo que não está dentro de um olhar que seria plural. No total, são 130 obras de 87 artistas de todo o país, entre pinturas, esculturas, fotografias, videoarte e instalações que convidam o público à reflexão sobre o tema dos afetos insurgentes e do corpo como lugar de afeto e resistência.
Trata-se de um movimento contrário às violências, aos preconceitos, ao abandono e, sobretudo, ao descaso que a população LGBTQIA+ enfrenta rotineiramente, asseguram Cota Azevedo e a também curadora Amanda Leite. Cota acrescentou que a proposta da exposição é ter pluralidade e democracia do olhar de todas as formas de pensar um corpo dentro de uma sociedade.
Edição: Graça Adjuto
Nessa terça-feira, o presidente israelense, Isaac Herzog, abriu uma brecha em discurso, ao sinalizar que o Estado hebraico estaria “pronto para outra pausa humanitária”.
Vinhos comercializados no esquema entravam no Brasil de forma irregular, sem controle do Ministério da Agricultura, e eram vendidos, em média, pela metade do preço do mercado.
Segundo a curadora Cota Azevedo, a mostra tenta dar mais luz e visibilidade aos corpos não normativos. “A gente fala desse corpo que está à margem da sociedade”.
Fiocruz lança a chamada pública nesta quarta-feira (20). Ideia é incentivar iniciativas que articulem a saúde com outros direitos.
Noroeste da China enfrenta atualmente temperaturas de -16°C, dificultando esforços das equipes de resgate. Frio ameaça sobrevivência de pessoas ainda presas nos escombros.
Auxílio Gás também será pago nesta quarta-feira às famílias cadastradas no CadÚnico, com NIS final 8. O valor caiu para R$ 104, por causa das reduções recentes no preço do botijão.
Somente em 2021 foram registradas no Brasil 2.425 mortes entre pessoas de 1 a 19 anos, decorrentes de neoplasias, entre elas leucemia, linfoma e retinoblastoma.
Réveillon no Rio se estenderá para a praia de Ramos, praia do Flamengo, Penha, Parque Madureira, praia de Sepetiba, Ilha do Governador, Ilha de Paquetá, Pedra de Guaratiba, Praça Mauá e Bangu.
Em sua primeira reunião, o Grupo de Trabalho Interministerial definiu que a sociedade poderá participar até o dia 20 de janeiro pelo site do governo federal.
A decisão faz dele o primeiro candidato presidencial na história do país a ser considerado inelegível para a Casa Branca com base em um artigo Constituição que proíbe o exercício do cargo por envolvidos em “insurreição ou rebelião”.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google