Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Com as enchentes no Rio Grande do Sul, que já duram dias, mais de 1 mil presos tiveram que ser transferidos de unidades prisionais alagadas.
De acordo com a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo e a Polícia Penal, 1.057 detentos da Penitenciária Estadual do Jacuí foram levados na última sexta-feira (3) para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas. Os demais presos da unidade de Jacuí permaneceram no local, instalados nos pisos superiores.
O superintendente dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul, Mateus Schwartz, explicou que das sete unidades prisionais localizadas em Charqueadas, três ficaram inundadas pela elevação do nível do rio Jacuí. No total, são 6 mil presos no complexo.
Schwartz informou ainda que nenhum detento do regime fechado no estado foi solto em razão das enchentes e não foi registrada intercorrências nas penitenciárias.
A Justiça ainda autorizou que presos do semiaberto do Instituto Penal de Charqueadas fiquem no regime de prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, pelo prazo de 20 dias. A unidade também ficou alagada.
Dentro de cinco dias, os presos devem se apresentar para a instalação do equipamento. Caso não compareçam, passarão a ser considerados foragidos, conforme Schwartz.
Os detentos voltarão para a penitenciária no dia 23 de maio.
Edição: Carolina Pimentel
Colegiado será composto pelos três senadores do estado e uma indicação de cada bloco partidário.
Ela foi resgatada em operação contra o trabalho escravo da casa de um desembargador e, por decisão da Justiça, retornou à residência dos investigados.
Último eixo terá atividade bem ampla, englobando palestras, oficinas, que vão ser dadas presencialmente no instituto e também em escolas da rede pública de ensino.
Informação é do advogado e assessor do ex-presidente Fábio Wajngarten. Jair Bolsonaro estava internado em um hospital de Manaus e dará continuidade ao tratamento no Vila Nova Star, na capital paulista.
Justiça autorizou detentos do semiaberto do Instituto Penal de Charqueadas ficarem em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica por 20 dias. Secretaria Penal informa que nenhum preso do regime fechado foi solto por causa dos alagamentos.
Segundo o ministro Renan Filho, trechos bloqueados de algumas rodovias começam a ser liberados entre os dias 10 e 12, facilitando o resgate de pessoas e o abastecimento de cidades.
A cerimônia não contou com o presidente Lula, que está no RS participando de reunião emergencial, na qual se discute ações para recuperação do estado gravemente afetado pela chuva.
Os termos do acordo ainda não foram divulgados, e Israel não se pronunciou até o momento. Israel pressiona moradores da cidade para deixarem algumas partes.
Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo diz que a Polícia Civil continua as buscas para cumprir o mandado de prisão expedido pela Justiça. Prisão foi decretada na noite de sexta-feira (3).
Enquanto o medida de alerta é de 2,5 metros, nível atual está em 5,26m
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google