Lula e premiê japonês conversam sobre acordo com Mercosul

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta quarta-feira (10) com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. No telefonema, os dois falaram sobre a possibilidade de um acordo comercial entre o Mercosul e o Japão e de temas da agenda bilateral para o fortalecimento da parceria estratégica e do comércio entre os dois países.
Em 2024, o Brasil preside o G20 – grupo das 20 maiores economias do mundo. De acordo com a Presidência, Lula e Kishida trataram sobre a cooperação entre Brasil e Japão em foros internacionais multilaterais em prol da paz, da democracia e da superação da pobreza, temas prioritários do Brasil na presidência do G20.
“O presidente Lula agradeceu o convite que recebeu de Kishida no ano passado para participar [como convidado] da cúpula do G7 [grupo de sete das maiores economias do mundo] , em Hiroshima, e manifestou vontade de que o Japão esteja envolvido em todas as instâncias de discussão do G20 este ano”, disse a Presidência, em comunicado.
“[Lula] realçou a necessidade de trazer o debate sobre as mudanças climáticas e energias renováveis para o centro das discussões do G20. Ressaltou que o Brasil irá lançar no G20 uma aliança global contra a fome e a pobreza e que a superação das desigualdades é fundamental para a defesa da democracia”, acrescenta.
Em 2025, Brasil e Japão completam 130 anos de relações diplomáticas.
Ainda segundo o Planalto, Lula expressou solidariedade ao povo japonês e em particular às vítimas dos terremotos do dia 1º de janeiro. O tremor de magnitude 7,5, que atingiu a península de Noto, e as mais de 1,2 mil réplicas seguintes provocaram o desabamento de prédios e deram início a incêndios. Foram registradas 202 mortes até esta terça-feira (9).
“Os dois líderes falaram também sobre a defesa da paz e da superação dos conflitos em andamento no mundo. Concordaram sobre a importância do fortalecimento das instâncias multilaterais para que guerras como a de Gaza e a da Ucrânia não venham a se repetir”, informou a Presidência.
Edição: Fernando Fraga
Vendas de veículos novos tiveram alta de 11,2%, em 2023, com 2,18 milhões mil unidades emplacadas contra as 2,10 milhões do mesmo período do ano anterior.
Presidente e Fumio Kishida trataram sobre a cooperação em prol da paz, da democracia e da superação da pobreza, temas prioritários do Brasil na presidência do G20.
Ele enviou mensagens e fotos inadequadas a mulheres com quem trabalhava no clube Ajax. Overmars não poderá ocupar nenhum cargo no futebol profissional mundial por pelo menos um anos.
Diante da previsão de calor intenso, a prefeitura recomenda que a população beba bastante água, use roupas leves e protetor solar, e tenha alimentação saudável.
Ano de 2023 no Brasil é o mais quente da série histórica, com a média das temperaturas ficando em 24,92ºC, com 0,69°C acima da média histórica de 1991/2020, que é 24,23°C, diz Inmet.
Crime organizado tem provocado uma onda de sequestros e explosões no país desde terça-feira, após a fuga de um presídio de liderança de uma das quadrilhas que atuam no país.
Lei que estabelece a inscrição do CPF como número único de identificação foi sancionada há um ano. Inscrição no cadastro é gratuita.
Juiz federal ao dar razão à viúva de Jango, justificou que o dano moral se deve ao exílio por motivação exclusivamente política e a injusta privação de direitos.
Estudo do Fórum Econômico Mundial alerta que uso generalizado de informação falsa pode minar legitimidade de governos eleitos este ano.
Durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Magalhães disse que buscará promover soluções extrajudiciais para conflitos e também a interiorização da DPU.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.