Leste de Cuba tem protesto em meio a apagões e escassez de alimentos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
 Centenas de pessoas participaram na segunda maior cidade de Cuba, Santiago, de um raro protesto público nesse domingo (17), de acordo com relatos oficiais e a rede social. O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, pediu diálogo em uma “atmosfera de tranquilidade e paz”.
Os manifestantes em Santiago saíram às ruas com gritos de “energia e comida”, de acordo com vídeos postados nas redes sociais. Os apagões em alguns lugares se estenderam por 18 horas ou mais por dia, colocando em risco os alimentos congelados e aumentando as tensões na ilha.
Cuba entrou em uma crise econômica sem precedentes desde a pandemia de covid-19, com grande escassez de alimentos, combustível e medicamentos. Isso provocou êxodo recorde de mais de 400 mil pessoas, que migraram para os Estados Unidos.
Díaz-Canel confirmou o protesto em Santiago na plataforma X, logo após o fim da manifestação.
“Várias pessoas expressaram sua insatisfação com a situação do serviço elétrico e da distribuição de alimentos”, disse Díaz-Canel. “A disposição das autoridades do Partido, do Estado e do Governo é atender às reclamações do nosso povo, ouvir, dialogar, explicar os diversos esforços que estão sendo realizados para melhorar a situação, sempre em uma atmosfera de tranquilidade e paz.”
Díaz-Canel também afirmou que “terroristas” dos Estados Unidos estavam tentando fomentar novas revoltas.
“Esse contexto será aproveitado pelos inimigos da Revolução para fins de desestabilização”, disse ele no X.
A polícia chegou a Santiago para “controlar a situação” e “evitar a violência”, de acordo com relato publicado na rede social pela estatal CubaDebate.
Não ficou claro se alguém havia sido preso durante o protesto.
Beatriz Johnson, representante do Partido Comunista de Santiago, disse que os manifestantes foram “respeitosos” e ouviram “atentamente” as explicações do governo sobre a escassez de alimentos e eletricidade.
Vídeos nas mídias sociais sugerem que a manifestação foi pacífica.
A capital cubana e locais periféricos pesquisados pela Reuters pareciam calmos no fim da noite de ontem. A Reuters não pôde confirmar imediatamente a veracidade de vídeos nas mídias sociais de supostos protestos em outras cidades cubanas.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
Ações serão implementadas este ano, mas o plano deverá funcionar como “instrumento de planejamento e aprimoramento contínuo”, visando melhorar a qualidade das informações e da fiscalização.
O mote da campanha, focada em redes sociais como Instagram e TikTok, é “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”.
Manifestantes na cidade de Santiago saíram às ruas com gritos de “energia e comida”. Apagões em alguns lugares se estenderam por 18 horas ou mais.
Depósito da parcela única de R$ 200 do primeiro incentivo financeiro-educacional do programa será feito conforme o mês de nascimento dos alunos
Chanceler britânico diz que eleição mostrou profundidade da repressão no país. Para ministro francês, condições para eleição livre não foram atendidas.
Estado de emergência em Porto Princípe foi estabelecido em 3 de março, em meio à onda de violência na capital, após assaltos às prisões e à fuga de milhares de prisioneiros.
Ministério do Trabalho recebeu denúncias envolvendo a jornada de trabalho e riscos na logística do combustível nos dois aeroportos do Rio de Janeiro. Escalas de serviço serão analisadas.
Forças de Israel cercaram o Hospital Al-Shifa, onde estariam cerca de 30 mil pessoas. Exército alegou reuniões de terroristas do Hamas na unidade.
A atleta de 29 anos foi atropelada por um carro no dia 23 de dezembro de 2023 durante um treino numa estrada no distrito de Santa Eudoxia, em São Paulo.
Fenômeno já atinge espécies mais sensíveis, como os corais-de-fogo (Millepora sp.), segundo a pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco Beatrice Padovani.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.