Fósseis repatriados da França vão para museu no Ceará

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, recebeu nesta quinta-feira (14) os 998 fósseis datados do período cretáceo, com mais de 90 milhões de anos, repatriados da França. As peças já haviam sido simbolicamente entregues ao Brasil no ano passado, em uma cerimônia na França.
A devolução pelo governo francês finaliza o caso iniciado em 2013, quando os bens contrabandeados foram apreendidos durante inspeção de rotina realizada por funcionários da Alfândega francesa, em um contêiner que saiu do Brasil em direção ao país europeu. Foram descobertas 650 placas de Formação Crato com fósseis de crustáceos, insetos e plantas e 348 nódulos de animais fossilizados em cobertura de argila.
Após a apreensão, as peças passaram por perícias em museus da França, que confirmaram a origem e autenticidade do material.
Os fósseis de pterossauros, peixes, plantas, insetos e outras espécies de animais, foram retirados ilegalmente da bacia que corta a Chapada do Araripe, no Cariri cearense. Algumas peças estão em perfeito estado de conservação dos tecidos.
Agora, as peças vão integrar o acervo do Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri, em Santana do Cariri. Os fósseis também serão exibidos em exposições itinerantes.
Em sessão conjunta, 53 senadores e 321 deputados foram contrários aos vetos. Já a manutenção da decisão presidencial teve apoio de 19 senadores e 137 deputados.
Com apoio da Polícia Militar (PM) de São Paulo, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva no estado paulista. 
Zoró pangyjej já têm observado danos à vegetação e contaminação da água em seu território, como resultado da presença dos garimpeiros, diz líder Alexandre Xiwekalikit Zoró.
Antes da semi no sábado (16), o time volta à quadra às 3h desta sexta (15) contra o Vafibank, último jogo do Grupo B. Já Minas Clube foi eliminado após perder o segundo jogo seguido.
Como está, o projeto que tramita com urgência na Câmara dos Deputados prevê carga horária de 2,1 mil horas para esta etapa da educação.
Novo equipamento para monitorar o solo perto da mina nº 18 iniciou o envio de dados para a Defesa Civil de Maceió. Aparelho anterior foi prejudicado pelo rompimento de mina no último dia 10.
Pterossauros, peixes, plantas, insetos e outras espécies de animais, retirados da Chapada do Araripe, vão integrar o acervo do Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri.
Ela foi eleita por unanimidade em reunião realizada nessa quarta-feira (13). Posse está prevista para fevereiro do próximo ano.
Decisão do governo de alterar as regras do ensino médio ocorreu após pressão de entidades, estudantes, professores e especialistas para revogar mudanças no currículo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.