MOBILIDADE 2025
Fiocruz escolhe projeto que valoriza a ciência para Memorial Covid-19

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Concurso Memorial Covid-19 Fiocruz anunciou o projeto vencedor do espaço que vai homenagear as vítimas dos efeitos da pandemia. Reconhecida em 11 de março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia foi oficialmente encerrada em 5 de maio de 2023. Durante esse período, foram registrados mais de 765 milhões de casos e quase 7 milhões de mortes em todo o mundo.
A competição, organizada em conjunto com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), escolheu a proposta de uma equipe paulista, formada por Paulo José Tripoloni, Pablo Mora Peludo, Gabriel Costa Dantas e Fernanda Macedo Haddad. O júri considerou o trabalho apresentado por unir circulação e contemplação, além de demonstrar sensibilidade e entendimento sobre o memorial e o sofrimento a que ele remete. Também foi destacado como o projeto reforça o papel da ciência e como narra de forma poética as fases do evento pandêmico.
Na segunda colocação, ficou a equipe composta por Gabriela Giraldez Barros, Guilherme Albamonte Mejias, Pedro Augusto Galbiati Silva Giachini, Danielle Mascaro Pioli e Norma Mejias Quinteiro. 
O júri concedeu ainda cinco menções honrosas, entregues às equipes lideradas pelos seguintes responsáveis técnicos: Eron Costin (PR), Antonio Roberto Zanolla (SP), Maria Cristina Motta Oliverio (SP), Matheus Augusto de Oliveira e Carvalho (DF) e Duarte Vaz Guedes e Silva (RJ).
“As propostas oferecidas responderam bem ao edital e seguramente tanto a Fiocruz quanto o IAB-RJ estarão oferecendo à sociedade um espaço de memória”, disse Marcela Abla, presidente do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ).
O espaço projetado pela equipe vencedora pretende oferecer reflexão e transformação para aqueles que o visitarem.  Dos momentos vividos durante a pandemia, foram destacados: angústias, preocupações, isolamento, mudanças, esperança de superação e o conceito de continuidade da vida.
A proposta prevê uma praça protegida na área próxima à Avenida Brasil e à entrada principal do compus sede da Fiocruz. A ideia é que os olhares dos que circularem pelo memorial sejam direcionados para a natureza existente.
“Fomos inspirados a criar empenas que, servindo de proteção acústica e visual, também preservam um espaço de acolhimento da alma. Este é um isolamento às avessas da pandemia. Um local de paz, verdade e ao som dos pássaros que nele habitam”, explicam os autores na proposta enviada.
Segundo os autores, as empenas brancas que envolvem o conjunto são como lenços que enxugam as lágrimas. A água que cai como lágrimas flui em direção aos lagos, simbolizando a transformação e o renascimento. Ao percorrer o memorial, os visitantes são guiados à contemplação e incentivados a continuar através da interação lúdica com os espaços naturais.
Edição: Aline Leal
Com rodovias bloqueadas, aeroporto inoperante e 467 cidades afetadas pelas cheias, até as que não declararam calamidade sofrerão perdas, com  cancelamento ou adiamento de viagens, disse o governador.
 Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) critica o projeto que cria escolas cívico-militares, aprovado pela Assembleia Legislativa.
Governo federal agora tem folga de R$ 2,5 bilhões em relação ao limite de gastos do novo arcabouço fiscal.
Com a decisão, que foi unânime, Corte confirma ilegalidade do ajuizamento de inúmeras ações judiciais para constranger ou dificultar exercício da liberdade de imprensa.
Todos os núcleos de Telessaúde do país também darão suporte em articulação com o núcleo do Rio Grande do Sul.
Proposta, que ainda precisa passar pelo Senado, pune quem participar de ocupação de prédios públicos ou de propriedades rurais públicas ou privadas.
A segunda dose da vacina contra a dengue para crianças e adolescentes estará disponível a partir das 14h desta quinta-feira nas 238 unidades de atenção primária da cidade.
Júri do concurso considerou a união de circulação e contemplação no espaço, além da demonstração de sensibilidade pelo sofrimento causado pela doença.
Ministro afirma que “hoje estamos com taxa de juro de 10,5% para uma inflação projetada para o ano de 3,70%. Diminui 10,5% de 3,70%.” Ele rebate análise de que a inflação esteja desancorada.
Soluções tecnológicas da moeda virtual precisarão garantir a preservação da privacidade dos cidadãos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.