Brasil amplia programa de cooperação educacional internacional

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Decreto publicado nesta sexta-feira (16) ampliou o Programa de Estudantes-Convênio (PEC), que existe desde 1965 e passou pela última mudança em 2013. Com as novas regras, além dos estudantes de graduação, também poderão participar estudantes de pós-graduação e intercambistas que estudem a língua portuguesa.
Criado para promover a cooperação educacional, cultural, científica e tecnológica com outros países, o PEC possibilita que estrangeiros estudem em instituições de ensino superior (IES) brasileiras, com base em acordos bilaterais.
O programa do Ministério das Relações Exteriores terá a participação do Ministério da Educação na gestão das modalidades direcionada aos cursos de graduação e aos cursos de português como língua estrangeira. Já na modalidade para pós-graduação, o programa contará com a participação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O novo decreto também excluiu as regras que condicionavam a participação dos estrangeiros no programa, como a obrigatoriedade de custear as despesas e subsistência no Brasil durante o período de participação no PEC. Por outro lado, garantiu ao estudante-convênio o acesso igual ao dos brasileiros aos serviços e programas de assistência da instituição em que estiver vinculado, considerando a situação financeira. A medida possibilita, por exemplo, o acesso às políticas de bolsas ofertadas pela instituição.
De acordo com o texto do decreto, o PEC será financiado com recursos dos Ministérios das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, conforme disponibilidade financeira e orçamentária.
Edição: Aline Leal
Depois que a OAB argumentou contra a limitação, ministro disse que visava evitar que defensores fossem utilizados como ponte.
Líder de facção criminosa conhecido como Danone e outros dois homens teriam entrado em confronto com policiais do Comando e Operações Especiais e acabaram mortos.
Crianças devem comparecer à unidade acompanhadas dos pais ou responsáveis, com documento de identificação e caderneta de vacinação em mãos, para receber a vacina.
Cadastro poderá ser usado durante o ano de 2024 para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
Enquanto o valor recebido por eles alcançava R$ 3.233, o delas foi R$ 2.562, segundo dados divulgados pelo IBGE.
Instituição já havia solicitado acesso aos boletins de ocorrência das mortes causadas pelas ações policiais na Operação Escudo, que passou a ser chamada pelo governo estadual de Operação Verão.
Governo diz que mulher recebeu tratamento, incluindo medicação e hidratação, e foi liberada “com instruções para retornar se apresentasse sintomas preocupantes”.
Decisão atendeu a pedido do PSOL, que alegou violação a preceitos fundamentais da Constituição, como direitos à vida e à saúde, bem como de proteção integral da criança e do adolescente.
Lista inclui localidades em Goiás, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Piaui, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso, Paraíba, Tocantins, São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal.
Criado para promover a cooperação educacional com outros países, o PEC possibilita que estrangeiros estudem em instituições de ensino superior brasileiras.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google