AGU e MJ defendem critérios para conceder saída temporária a presos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) pediram nesta segunda-feira (15) ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a definição de critérios para concessão do benefício das saídas temporárias de presos que estão em regime semiaberto.
O pedido foi feito após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetar, na quinta-feira (11), o trecho do projeto de lei que impedia a saída temporária para presos que já possuem o direito às saídas para visitar seus familiares.
No entendimento dos órgãos, com o veto do presidente, a medida do CNJ é necessária para estabelecer critérios e garantir a concessão do benefício diante de eventuais divergências no Judiciário sobre a aplicação da lei.
“A norma aprovada pelo Congresso Nacional revogou o artigo 124 da Lei de Execuções Penais, que fixava critérios para a saída temporária, como o prazo máximo para o benefício e a periodicidade mínima de sua concessão, bem como estabelecia condições como o recolhimento à residência visitada no período noturno e a proibição de frequentar bares e casas noturnas”, argumentaram os órgãos.
A AGU e o MJ também pediram ao CNJ a adoção de medidas para adoção de critérios uniformes para a elaboração de realização de exames criminológicos, conforme consta em outro trecho da lei.
Ao sancionar, com veto, o projeto de lei que trata das saídas temporárias, Lula manteve a parte do texto que proíbe a saída para condenados por crimes hediondos e violentos, como estupro, homicídio e tráfico de drogas.
A parte da lei que foi vetada será reavaliada pelo Congresso, que poderá derrubar o veto do presidente.
Edição: Sabrina Craide
Também nesta segunda, Flamengo e Bragantino empataram em 2 a 2 no estádio da Gávea, no Rio de Janeiro. Cristiane garantiu a igualdade final para a equipe da casa.
Na madrugada de ontem (14), integrantes do movimento ocuparam áreas da Embrapa em Petrolina. Eles pedem produção de sementes para agricultores familiares, assentamento no perímetro irrigado e abertura de unidade do Incra.
Programa prevê aquisição de terras oriundas de grandes devedores da União e a possibilidade de negociação com bancos, empresas públicas e governos estaduais para a transferência de imóveis rurais em troca do abatimento de dívidas.
A competição realizada na Suécia pode ser considerada uma prévia dos Jogos Paralímpicos, pois contará com a participação dos oito países que atuarão no megaevento.
Levantamento aponta para redução no número de atendimentos nas unidades de pronto de atendimento do estado. Até o momento, foram registrados 205.187 casos da doença.
Ministério da Gestão diz que já formalizou proposta aos trabalhadores e se comprometeu a abrir, até julho, todas as mesas de negociação específicas de carreiras solicitadas.
Com o veto do presidente Lula, medida é necessária garantir a concessão do benefício diante de eventuais divergências no Judiciário sobre a aplicação da lei.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google