Médico é preso enquanto atendia em hospital no interior de São Paulo

O médico João Batista do Couto Neto, de 47 anos, foi preso na tarde de ontem (14), enquanto atendia no Hospital Municipal de Caçapava, município vizinho de São José dos Campos. O nome do profissional constava na lista de procurados pela Justiça do Rio Grande do Sul, por homicídio doloso qualificado de três pacientes, quando há intenção de matar, pelo que foi indiciado no final de novembro.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, as autoridades policiais receberam informações de que o médico estaria hospedado em um hotel da cidade e trabalhando na região. A polícia já tinha um mandado de prisão preventiva contra ele, expedido pela Vara do Júri da Comarca de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, na última terça-feira (12).
O delegado responsável pelo caso, Tarcísio Kaltbach, esclareceu à reportagem que o indiciamento se deu por homicídio doloso qualificado pelo motivo torpe, meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima, agravado por violação de dever inerente à profissão e praticado contra contra vítima maior de 60 anos. Ele destacou também que ele pode ser condenado a uma pena de reclusão que varia entre 12 e 30 anos.
O advogado Brunno de Lia Pires, que representa o médico, disse à Agência Brasil que ele ainda se encontra detido em Caçapava. A defesa acrescentou ainda que os crimes imputados ao médico decorreram de “supostos erros médicos”.
O advogado ressaltou que recebeu “com surpresa” a notícia da decretação da prisão preventiva do médico e que a decisão “não se reveste de qualquer fundamento fático ou jurídico e constitui clara antecipação de pena, com a finalidade de coagir e constranger o médico”. “Importante salientar que ele jamais descumpriu qualquer medida cautelar e não representa nenhum risco à sociedade. Impetraremos ordem de habeas corpus o mais breve possível para fazer cessar a absurda e imotivada prisão”, finalizou.
Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) disse à reportagem que João Batista do Couto Neto obteve o registro junto ao órgão, para exercer sua profissão no estado, em dezembro de 2000. No informe encaminhado, a entidade afirma que “tomou as medidas legais cabíveis e instaurou os procedimentos ético-profissionais, de acordo com o Código de Processo Ético-Profissional (Resolução CFM 2306/2022)”. “Além disso, o Cremers acompanha o caso junto à Justiça do Rio Grande do Sul”.
O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) acrescentou, em nota, que o médico tem registro principal e ativo no Cremers e que terá a conduta apurada em São Paulo, caso a entidade receba denúncias. “Embora ele possua registro secundário no Estado de São Paulo, segundo a Resolução do Conselho Federal de Medicina, como todas as acusações são fora do nosso estado, cabe às autoridades e ao Conselho do Rio Grande do Sul apurar os fatos”, informou.
A Agência Brasil procurou o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), a prefeitura de Caçapava e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, mas não teve retorno até o momento.
Edição: Maria Claudia
Passagens de ônibus municipais não subirão em 2024 em São Paulo e o próximo domingo (17) será o primeiro de gratuidade do serviço.
Entidades e coletivos que representam categorias como empregadas domésticas, trabalhadores de aplicativos podem inscrever projetos até 7 de fevereiro.
Polícia já tinha mandado de prisão preventiva contra o profissional, expedido pela Vara do Júri da Comarca de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, indiciado por homicídio doloso qualificado de três pacientes.
Operação visa a aumentar a segurança na orla carioca. Decisão também impede que sejam levadas a central de acolhimento sem decisão judicial.
Para garantir a segurança do funcionamento e o melhor desempenho, foram feitas mais de cinco mil tarefas. Previsão é que unidade alcance 100% de potência nos próximos dias.
Expectativa é que número cresça com recente aprovação do Projeto de Lei dos Agrotóxicos pelo Senado, caso seja sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Até as 18h, umidade do ar vai variar entre 20% e 12% na Bahia, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal. Inmet orienta a buscar informações na Defesa Civil e no Corpo de Bombeiros.
Jean Lima estava no cargo interinamente. Maíra Bittencourt assumirá como diretora-geral da EBC. Dirigentes terão mandato até 30 de outubro de 2025.
Partidos alegam que ex-juiz fez gastos excessivos antes de oficializar candidatura ao Senado, quando ainda pretendia se candidatar à Presidência da República, desequilibrando disputa.
Nas buscas aéreas foram localizadas maquinários e petrechos utilizados pelos criminosos, muitos dos quais estavam escondidos nas matas, diz PF.
Agência Brasil

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.