Escolas recebem 3,6 mil doses de vacinas em fase inicial de ação

Ação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em parceria com a pasta de Educação já aplicou 3.663 doses de vacinas na fase inicial da iniciativa que leva a imunização para estudantes e comunidade local dentro das unidades escolares. Desse total, 1.732 doses foram contra a influenza e 928 aplicadas contra a covid-19. Outras 1.003 referem-se a vacinas de rotina do calendário de vacinação.

Em Santa Maria, profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 já estão integrados à campanha. Em ações no Centro de Ensino Fundamental 209 (CEF 209) e no Centro de Ensino Médio 404 (CEM 404) da região administrativa, as equipes da saúde aplicaram 159 doses de imunizantes contra covid-19 e gripe.

“Quando fazemos essas ações extramuros, mostramos que a saúde está além de um prédio de uma UBS ou hospital. Essas atividades têm resultado, estamos tendo êxito”, avalia a gerente da UBS 1 de Santa Maria, Joelma Batista. Outras ações já estão previstas nas escolas da região.

A expectativa é que esse reforço, em parceria entre as secretarias, ocorra ao menos até setembro. “Já fazemos esse tipo de vacinação na atenção primária dentro do calendário. A Vacina nas Escolas é um movimento para reforçar as ações nesse período. Após o recesso escolar, vamos otimizar, com o objetivo de ir em todas as escolas”, explica a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Fabiana Fonseca.

Para otimizar as ações, a vacinação nas escolas ocorre em dias úteis e também pode englobar servidores, pais e responsáveis, além dos alunos.

Agência Brasil

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.