A campanha Natal sem Fome, da Ação da Cidadania, completa três décadas em 2023 com a maior arrecadação dos últimos três anos: 2 mil toneladas de alimentos serão distribuídos para famílias de todo o Brasil a partir desta quinta-feira (21), beneficiando mais de 800 mil pessoas.
Lares onde residem crianças menores de 10 anos serão prioridade nas entregas dos kits. Segundo pesquisa da Rede Penssan, 37,8% dos domicílios onde vivem crianças enfrentam insegurança alimentar grave ou moderada. Além disso, a fome dobrou nas famílias com menores de 10 anos, passando de 9,4% em 2020 para 18,1% em 2022. E, em 2021, segundo dados da Fiocruz, oito crianças de até 1 ano de idade foram levadas ao hospital todos os dias por falta de comida.
“Infelizmente o Brasil voltou ao Mapa da Fome e agora temos um longo caminho para reverter esse quadro novamente. E na Ação da Cidadania decidimos começar pelas crianças, que sofrem com a desnutrição desde muito novas, algumas de forma silenciosa pela falta de diagnóstico ou pelo impacto profundo e irreversível que o cérebro infantil sofre com a privação do alimento. E como exigir que alguém seja capaz de aprender e ter bom rendimento escolar com fome? No futuro, isso pode levá-la a ter menos oportunidades de trabalho, menor produtividade e salários mais baixos. Deixar que a fome impeça a realização dos sonhos de uma criança é uma violação da dignidade humana, principalmente em um país tão rico e produtivo como o Brasil”, disse, em nota, o diretor executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo “Kiko” Afonso.
Com o tema “Nesse Natal, o melhor presente é a sua solidariedade”, a Ação da Cidadania vai distribuir quase 400 toneladas de alimentos, entre comida e água mineral, somente no Rio de Janeiro, sede nacional da organização não governamental (ONG). Bahia, nesta primeira etapa, vai receber mais de 9 toneladas, seguida de Pernambuco, com 7,5 toneladas; São Paulo, Minas Gerais e Pará, com 6 toneladas cada. Paraná, Rondônia, Roraima, Espírito Santo e Amapá serão contemplados com 4 toneladas cada um. Para o Amazonas, que ainda sofre as consequências das fortes chuvas, foram destinadas 6 toneladas, a maior parte doada por empresas. As entregas serão realizadas até o final do ano nos 26 estados e Distrito Federal
Considerada a maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina, o Natal sem Fome foi idealizado em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Nesse mesmo ano, nasceu também a Ação da Cidadania, que desde então já arrecadou mais de 55 mil quilos de alimentos, que foram distribuídos para 26 milhões de pessoas.
As doações para o Natal sem Fome podem ser realizadas por meio do site da campanha e também pelo Pix doe@natalsemfome.org.br.
No Rio de Janeiro, além dos alimentos, a Ação da Cidadania também vai distribuir, pela primeira vez, 20 mil exemplares do livro Muito Prazer, Sou o Betinho, que conta a trajetória do sociólogo no combate à fome e à miséria. A obra, escrita por José Roberto Torero e lançada em 2021 pela Editora Moderna, apresenta para as novas gerações o legado de Betinho e sua participação ativa pelos direitos humanos, a perseguição durante a ditadura e a luta contra a aids.
Para as crianças que vivem na capital e região metropolitana do Rio, a ONG também vai entregar 4 mil brinquedos doados por empresas. Bonecas, ursos e robôs, que representam a mensagem do Natal sem Fome 2023, serão distribuídos com as cestas básicas de acordo com a população infantil atendida pelas lideranças parceiras.
Edição: Juliana Andrade
Site e aplicativo foram lançados pelo governo federal no último dia 19 e permitem usuário bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em caso de perda, roubo ou furto de aparelhos.
Governo investiu cerca de R$ 18 bilhões em ações para melhoria da segurança pública. Houve redução dos homicídios dolosos da ordem de 5,7% em comparação com 2022, diz ministro.
Entrega começa nesta quinta-feira (21), beneficiando mais de 800 mil pessoas. Ação da Cidadania recebe doações de empresas e voluntários até fim do ano.
Resultados divulgados ainda não são definitivos, pois não levam em conta os dados das últimas semanas do nano. Projeção mais pessimista é que chegue a, no máximo, 40.173 casos este ano.
Ele não tinha dentes e passava de dois metros de envergadura. Publicação da revista Scientific Reports marca os 20 anos de parceria entre chineses e brasileiros na área da paleontologia.
Real Madrid, Barcelona, Juventus e nove outros grandes clubes europeus anunciaram novo campeonato em abril de 2021. Na ocasião a iniciativa gerou protestos generalizados entre torcedores.
Apreensão de jovens para fins de averiguação está prevista na Operação Verão, promovida nas praias do estado.
Ministro-chefe da Secretaria -Geral, Márcio Macedo destaca participação popular nos trabalhos do colegiado internacional sob a presidência do Brasil.
A finalidade é fortalecer a produção nacional de medicamento e ampliar o acesso da população ao tratamento de doenças inflamatórias imunomediadas.
Atualmente, taxa básica de juros está em 11,75% ao ano. As próximas duas reuniões do Copom estão marcadas para janeiro e março do ano que vem, e a seguinte será em maio.
Fonte: Agência Brasil