PGR denuncia primeiro réu acusado de financiar atos golpistas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta quinta-feira (14), em Brasília, o primeiro réu acusado de financiar os atos golpistas de 8 de janeiro.
Segundo a PGR, o acusado – cujo nome não foi revelado – mora em Londrina, no Paraná, e pagou R$ 59,2 mil pelo fretamento de quatro ônibus para transportar 108 pessoas para Brasília, além de ter participado da organização e recrutamento de golpistas.
Para o subprocurador Carlos Frederico Santos, por prestar auxílio material e moral ao grupo que invadiu e depredou as sedes dos Três Poderes, em Brasília, o acusado deve ser condenado por cinco crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração do patrimônio tombado. As penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão.
A denúncia também aponta que mensagens encontradas no celular do acusado demonstram que ele incitou a tomada do Congresso Nacional e garantiu apoio para pagar as despesas de quem viajou para a capital federal.
Desde os atos golpistas de 8 de janeiro, a PGR denunciou 1.413 investigados, sendo 1,1 mil que atuaram como incitadores, 248 executores, oito agentes públicos e um financiador.
Edição: Kleber Sampaio
Clássico será às 21h10 de sexta (15) no Maracanazinho. Antes, às 18h40, o Franca joga em casa contra o Obras Sanitárias. Já o São Paulo estreia sábado (16) contra o Qumisa, na Argentina.
Vetos presidenciais retiravam da legislação artigos baseados na tese de que os povos originários só teriam direito aos territórios em que estavam quando a Constituição foi promulgada.
Levantamento divulgado nesta semana pelo MapBiomas revela que, de 1985 a 2022, perda de vegetação nativa em territórios quilombolas foi de 4,7% e de 25% em áreas privadas.
Desde os atos golpistas de 8 de janeiro, a PGR denunciou 1.413 investigados, sendo 1,1 mil que atuaram como incitadores, 248 executores, oito agentes públicos e um financiador.
Relatório final da CPI aponta falta de preservação da rede elétrica, que afeta a prestação de serviços essenciais à população, e de investimento adequado na modernização do setor.
Segundo o InfoGripe, dez capitais mostraram sinal de aumento: Aracaju; Campo Grande; Florianópolis; Fortaleza; João Pessoa; Maceió; Rio de Janeiro; Salvador; Teresina e Vitória.
Proposta do governo não terá impacto no Orçamento de 2024. É que eventuais desonerações que reduzam a arrecadação da Previdência Social serão compensadas com ações para elevar receitas do governo.
“Nós, povos indígenas, somos responsáveis por frear o aquecimento global”, diz Joziléia Kaingang, ao mediar mesa do evento.
Objetivo é promover a cobertura integral do litoral norte e sul, da região metropolitana de São Paulo e dos 39 municípios, que são as áreas onde há mais possibilidade desses acidentes.
Manifesto denuncia expansão da pobreza, fome e má nutrição entre 2016 e 2022 no Brasil, quando “forças privatizantes, liberalizantes e antidemocráticas desmontaram as instituições”.

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.