Vírus respiratório ainda é principal causa de internações de crianças

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O vírus sincicial respiratório (VSR) se mantém como a principal causa de internação e óbitos em crianças pequenas, ainda que tenha apresentado queda nas últimas semanas, segundo o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (25). 
Apesar de a análise ter observado sinais de interrupção do crescimento ou início de redução das hospitalizações por VSR e influenza A, em alguns estados do centro-sul ainda há crescimento dos casos do vírus influenza, especialmente entre os idosos, e do VSR e rinovírus, em crianças em alguns estados do Sul e Sudeste. 
O boletim apontou também que alguns estados do Norte registram continuidade do aumento de casos de VSR e rinovírus na população de até 2 anos de idade.
O estudo aponta indícios de queda da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo no Acre, Bahia, Minas Gerais e Roraima.         Entre as capitais, cinco têm indícios de crescimento de SRAG: Boa Vista, Fortaleza, Rio Branco, Salvador e São Luís.
A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe Tatiana Portella observa que o cenário atual da SRAG no país é decorrente principalmente dos vírus VSR, influenza A e rinovírus. 
“Apesar de o vírus influenza A ainda apresentar crescimento, principalmente em idosos, em alguns estados das regiões Sul e Sudeste, como Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, já é possível observar interrupção do crescimento em alguns estados da região centro-sul”.
A circulação da covid-19 tem aumentado entre os idosos nas últimas semanas em alguns estados do Nordeste e no Amazonas. Contudo, o vírus ainda se mantém em patamares baixos quando comparado ao seu histórico de circulação. No Amazonas, Alagoas e Pernambuco, já é possível observar um leve sinal de aumento nas internações por SRAG em idosos devido à covid-19. No Ceará e no Piauí a principal causa de internações por SRAG em idosos na última semana foi a covid-19. 
“Diante desse contexto, é muito importante que os hospitais e as unidades sentinelas de síndrome gripal das regiões Norte e Nordeste reforcem a atenção para qualquer sinal de aumento expressivo na circulação do vírus”, alerta Tatiana Portella.
A mortalidade da SRAG nas últimas oito semanas foi semelhante entre crianças pequenas e idosos. Na população idosa se destacam aquelas associadas ao vírus da gripe influenza A e à covid-19. Na população entre 5 e 64 anos de iade, a presença do vírus influenza A domina entre os óbitos das últimas semanas.
Edição: Fernando Fraga
Serviço atende os casos de urgência e emergência de forma gratuita, e funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Ao todo, 444 prefeituras gaúchas podem solicitar o valor de R$ 5,1 mil para cada família residente em área inundada em maio no Rio Grande do Sul.
Fiocruz alerta que a circulação da covid-19 tem aumentado entre os idosos nas últimas semanas no Nordeste e no Amazonas.
Gabi Nunes marca o gol da partida no primeiro tempo, após passe açucarado da atacante Marta. No outro duelo do Grupo C, a campeã mundial Espanha derrotou o Japão por 2 a 1.
Segundo a ministra Anielle Franco, o foco nas mulheres negras explica-se por causa da maior vulnerabilidade dessa população: 75% das casas com insegurança alimentar grave são de pessoas negras.
Vitima está na 28ª semana de gestação e tenta passar pelo procedimento, recusado pela justiça de Goiás, desde a 18ª.
CNC alerta que além de atingir a atividade econômica, a tragédia tende a impactar a inflação e a dinâmica fiscal do país.
A primeira fanfest fora de uma cidade-sede, chamada de Festival Olímpico Parque Time Brasil, mostrará ao vivo a participação dos atletas brasileiros nos Jogos de Paris, que vão até 11 de agosto.
Trabalhadores pedem recomposição salarial, reestruturação de carreiras e jornada de trabalho de 30 horas para todos os servidores.
Piora na comparação interanual é resultado da queda de US$ 3,3 bilhões no superávit comercial, em razão, principalmente, da redução no valor das exportações.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.