Venezuelanos vão às urnas eleger novo presidente

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Cerca de 21 milhões de venezuelanos vão hoje (28) às urnas eleger o próximo presidente, que vai governar o país sul-americano entre 2025 e 2031. O atual presidente, Nicolás Maduro, no poder desde 2013, enfrenta nas urnas nove concorrentes.
Esta é a primeira eleição, desde 2015, em que toda a oposição aceitou participar do pleito. Desde 2017, os principais partidos de oposição vinham boicotando as eleições nacionais.
As pesquisas eleitorais da Venezuela divergem sobre o resultado do pleito presidencial. Enquanto algumas enquetes dão a vitória com ampla margem ao principal candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, outros levantamentos apontam para uma vitória do atual presidente Nicolás Maduro, também com uma margem confortável.
>> Entenda como funciona e quais as críticas à eleição na Venezuela
A Venezuela enfrenta um bloqueio financeiro e comercial pelo menos desde 2017, quando potências como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e União Europeia passaram a não reconhecer a legitimidade do governo Maduro.
O país vizinho também passou por grave crise econômica no período, com hiperinflação e perda de cerca de 75% do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), o que resultou na migração de mais de 7 milhões de pessoas.
Desde meados de 2021, o país vem mostrando alguma recuperação econômica. A hiperinflação foi controlada, e a economia voltou a crescer em 2022 e 2023, porém, os salários continuam baixos e os serviços públicos deteriorados.
Desde 2022, o embargo econômico vem sendo parcialmente flexibilizado e um acordo entre oposição e governo foi firmado para as eleições deste ano. Porém, denúncias de prisões de opositores nos últimos dias e recusas a assinar acordo para respeitar o resultado eleitoral por alguns candidatos da oposição, entre eles, o favorito Edmundo González, jogam dúvidas sobre o dia após a votação.
Edição: Lílian Beraldo
Sorteio foi realizado na noite de sábado (27), em São Paulo. Os números sorteados foram: 10 – 14 – 44 – 55 – 56 – 58.
Mulheres são o maior eleitorado no estado: 53% ou 18,22 milhões habilitadas a votar em outubro. Homens são 16,16 milhões ou 47% do total do eleitorado paulista.
Próximo presidente vai governar o país sul-americano entre 2025 e 2031.
Semana entre 28 de julho e 3 de agosto de 2024 tem datas de conscientização como o Dia Mundial de Combate à Hepatite e o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Confira na seção Hoje é Dia.
Evento no Festival Latinidades faz homenagem a diferentes gerações de escritoras. “A gente não quer ficar com os livros na gaveta”, afirma Waleska Barbosa, idealizadora do projeto.
Ginasta será o único brasileiro entre os 24 finalistas ao pódio na próxima quarta-feira (31). Campeão mundial da barra fixa em 2019, Arthur Nory foi eliminado na classificatória.
Cantora tem 83 anos. Não há previsão de alta da Unidade Coronariana da Casa de Saúde São José.
Carlos Vitor foi absolvido pelo STJ depois de uma foto sua ter sido reconhecida de forma errada. Agora, o jovem, de 25 anos, quer retomar o curso de técnico de enfermagem e ser aprovado em concurso público.
O primeiro ouro olímpico em Paris ficou com o nadador alemão, que concluiu a prova em 3min41s78. Guilherme “Cachorrão” não segurou as lágrimas ao ficar fora do pódio.
Brasileiros derrotam Abicha e Elgraoui (Marrocos) por 2 sets a 0. A partir das 6h de domingo (28), tem estreia do Brasil em duas duplas femininas e outra masculina.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google