Venezuela tem dia de protestos da oposição e de apoiadores de Maduro

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Milhares de venezuelanos saíram às ruas neste sábado (3) em protesto contra o que consideram ser a reeleição fraudulenta do presidente Nicolás Maduro. A líder da oposição, María Corina Machado, que estava escondida por temer pela sua vida, juntou-se aos protestos em Caracas. Maduro também convocou uma manifestação de apoiadores e acusou a oposição de planejar um ataque nas ruas.
María Corina Machado foi recebida na manifestação de rejeição dos resultados oficiais das eleições presidenciais com gritos de “liberdade” pelos milhares de participantes.
A autoridade eleitoral venezuelana, vista por críticos como parcial ao partido socialista da situação, proclamou Nicolás Maduro como vencedor da eleição do último domingo (28 de julho), ao contabilizar que ele teve 51% dos votos contra 46% do candidato da oposição, Edmundo González. A entidade reafirmou uma margem similar na sexta-feira (2).
O resultado eleitoral motivou alegações generalizadas de fraude e diversos protestos, que foram combatidos pelas forças de segurança do governo Maduro, que os classificou como parte de uma tentativa de golpe de Estado patrocinada pelos Estados Unidos.
Até agora, pelo menos 20 pessoas foram mortas nos protestos depois da eleição, de acordo com o grupo de defesa de direitos Human Rights Watch. Outras 1,2 mil foram presas em conexão com as manifestações, segundo o governo.
*Com informações da Reuters, Lusa e RTP
Edição: Juliana Andrade
A baiana foi superada nas semifinais, por decisão dividida dos juízes, pela irlandesa Kelllie Harrington, sua algoz na decisão dos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020).
Manifestações ocorrem em meio a questionamentos sobre resultado das eleições presidenciais do último domingo. Autoridade eleitoral venezuelana proclamou Nicolás Maduro como vencedor.
Festa Internacional do Teatro será de 13 a 29 de setembro. Ingressos começam a ser vendidos neste fim de semana.
Militares de Israel informaram que a escola estava sendo usada como centro de comando do Hamas, para esconder militantes e fabricar armas. O Hamas negou as acusações.
Caiaque cross continua neste domingo, já com a fase eliminatória. Os homens começam as descidas às 10h30, no horário de Brasília. Modalidade é uma das novidades nos Jogos de Paris.
Argelina Imane Khelif e Lin Yu-ting, de Taiwan, foram autorizadas a competir em Paris apesar de terem sido desqualificadas do mundial em 2023 pela Associação Internacional do Boxe.
Explosão na capital do país, Mogadíscio, deixou ainda 63 feridos. Governo do país atribuiu responsabilidade pelo ataque ao grupo militante islâmico Al Shabaab.
Professora da UFRJ, Carla Ferreira fez sua tese de doutorado sobre a classe trabalhadora da Venezuela, tendo visitado o país seis vezes entre 2002 e 2013.
O registro, realizado às 5h48 de quinta-feira (1º), foi da geração de 19.083 MW de potência, número que equivale a 180,4% de toda demanda da região naquele momento.
A medalha de outro ficou com a norte-americana Simone Biles. Rebeca e Biles voltam a se enfrentar nas finais da trave e do solo, na segunda (5).
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google