Venezuela: atas eleitorais devem ser entregues esta semana

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) deve entregar esta semana ao Judiciário as atas eleitorais por mesa de votação do pleito presidencial do dia 28 de junho. O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) também pediu os documentos que comprovam o ataque cibernético que teria atrasado os trabalhos do CNE.
A decisão do Tribunal Supremo de Justiça publicada na sexta-feira (2) determinou que o Poder Eleitoral apresente, em 3 dias úteis a partir da sua notificação, as atas de escrutínio das mesas eleitorais à nível nacional; a ata de totalização definitiva do processo eleitoral; a ata de adjudicação e a ata de proclamação do processo.
“Além disso, como constitui um feito público, notório e comunicado, o ataque cibernético denunciado contra o sistema informático do CNE, como impedimento a oportuna transmissão dos resultados eleitorais, igualmente se solicita ao Máximo Órgão Eleitoral todos os elementos de prova associados com tal evento”, diz a sentença expedida pelo TSJ.
A decisão é consequência do recurso apresentado pelo presidente Nicolás Maduro para que o Judiciário do país pericie todos os eventos relacionados à eleição presidencial do país. Na sexta-feira, uma audiência foi convocada pelo TSJ, e o principal candidato opositor, Edmundo González, não compareceu à reunião.
Em uma rede social, Edmundo disse que não compareceu ao TSJ porque seria dever do CNE garantir a transparência e confiabilidade dos processos eleitorais “sem omissão de sua parte e eventualmente uma usurpação de funções por parte de outro órgão do Estado”.
Ao apresentar o recurso ao STJ, Maduro informou que estava pronto para entregar 100% das atas que estão com o partido do governo PSUV e pediu para que os demais candidatos e partidos fizessem o mesmo. Isso porque, ao final da votação em cada urna, um boletim é impresso com o resultado entregue aos fiscais presentes, que assinam o documento que também é enviado eletronicamente ao CNE.
Neste final de semana, autoridades do governo Maduro denunciaram que são falsas parte das atas eleitorais publicadas pela oposição na internet, e que provariam a vitória de Edmundo González. A oposição diz ter publicado 81% das mais de 30 mil atas.
“Detectamos uma grande farsa com mais de 9,4 mil atas forjadas pela ultradireita venezuelana, o que é uma verdadeira fraude”, afirmou o presidente da Assembleia Nacional do país e chefe da campanha de Maduro, Jorge Rodríguez.
Segundo a liderança chavista, essas mais de 9 mil atas estariam sem os dados completos, sem informações como a assinatura do operador da mesa, de outros membros da mesa eleitoral, dos fiscais e outras informações.
As atas publicadas pela oposição têm sido usadas pelos governos dos Estados Unidos e de países da União Europeia para reconhecer a vitória de Edmundo, ainda que não tenha sido feita a auditoria oficial pelo CNE.
Edição: Fernando Fraga
Ministro Juscelino Filho disse que há um esforço do governo em antecipar os prazos previstos no leilão.
Candidato poderá solicitar a correção de informações do cartão de confirmação, de acordo com que solicitou na inscrição, mas não é possível mudar de município de realização da prova.
Brasileira se manteve entre a segunda e a terceira posição, mas acabou sendo superada pelas demais competidoras, ficando na quarta e última posição.
Presidente Nicolás Maduro pediu ao Judiciário pericie todos os eventos relacionados à eleição presidencial do país.
“Essas atletas têm competido em competições seniores há seis anos sem problemas”, disse Mark Adam, porta-voz do COI, contrariando a posição da Associação Internacional de Boxe (IBA).
Militares ficarão na região por 90 dias, auxiliando os servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com o apoio das forças de segurança estaduais.
Partidos têm até 15 de agosto para protocolar o registro de todas as candidaturas. Até o momento, foram pedidos registros de quase 45 mil candidaturas para as eleições deste ano.
Ainda está prevista outra reunião dias antes do encontro de ministros, marcado para 8 de novembro, em Salvador.
Competidores se queixaram de incerteza sobre a programação que afetou concentração e capacidade de desempenho. Equipe belga desistiu da disputa após hospitalização da integrante Claire Michel.
Prova foi vencida pela francesa Angele Hug. Ela e a brasileira disputarão a semifinal ainda esta manhã.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google