União cede área em Brasília para construção do Museu da Democracia

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O governo federal cedeu área na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para a construção do Museu da Democracia. Serão investidos R$ 40 milhões no empreendimento, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  
Em comunicado publicado nesta sexta-feira (5), o Ministério da Cultura (MinC) informou que, desde o início de 2023, após os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, vem trabalhando para viabilizar a construção do museu. O local foi definido após tratativas entre o MinC e a Secretaria de Patrimônio da União. 
O terreno está localizado no setor cultural, lado norte da Esplanada dos Ministérios, ao lado do Teatro Nacional Claudio Santoro (foto). A destinação da área será formalizada nos próximos dias. Na sequência, o MinC e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) devem lançar concurso nacional para escolher o projeto arquitetônico do espaço. Apenas após essa etapa será possível licitar a execução da obra, com expectativa para ser iniciada em 2025. 
De acordo com o MinC, o museu será construído “com a união dos setores democráticos do país” e não estará ligado a um setor político. “O intuito é que seja uma instituição cívica, plural e construída em sintonia com todos aqueles que apoiam a democracia”, diz a nota. 
“Além disso, a institucionalização do Museu da Democracia deverá ser pautada por um processo participativo de consultas com especialistas, representantes de coletivos e entidades reconhecidamente engajadas em processos culturais e educativos voltados à valorização da democracia e dos direitos humanos”, acrescentou o MinC. 
Na próxima segunda-feira (8), o Ibram também lançará o repositório do Museu da Democracia, um ambiente virtual para sistematizar, organizar e difundir um catálogo de memória e desenvolvimento de coleções da sociedade civil sobre a democracia contemporânea do país.   
“Além de abrigar um memorial sobre os ataques antidemocráticos do ano passado, o repositório servirá de base para uma campanha para mobilizar museus e pontos de memória a refletirem enquanto agentes de um estado democrático e protagonistas de sua própria história, de maneira a enfatizar a importância da participação e do envolvimento social pela construção de direitos em nível local”, explicou o MinC.
Edição: Kleber Sampaio
Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin diz que decisão ajudará a impulsionar exportações brasileiras em 2024.
Mostra no MIS Experience marca 40 anos da estreia do programa na TV brasileira. Exposição reconstrói mais de 20 cenários emblemáticos que fizeram parte da vida de milhões de espectadores. 
Resultado significa alta de 60,6% sobre 2022 pelo critério da média diária, e é o maior desde o início da série histórica em 1989. Em 2023,  exportações bateram recorde e importações recuaram.
Neuroblastoma é terceiro tipo de câncer mais comum em crianças. Mãe de Pedro e viúva de Bruno, antropóloga Beatriz Matos pede ajuda para compra de remédio que ainda não é oferecido pelo SUS.
Dinheiro será liberado pelo BNDES e pela associação civil independente Umane. Serão beneficiados municípios com menos de um médico a cada mil habitantes.
Terreno fica ao lado do Teatro Nacional. Destinação da área ainda será formalizada. Na sequência, será lançado concurso para escolher o projeto arquitetônico do museu.
Podem participar fundações e associações comunitárias, sem fins lucrativos, sediadas na área da comunidade onde pretendem prestar o serviço de radiodifusão.
Ricardo Cappelli, ministro interino da Justiça,  destacou que o acordo é importante para dar segurança ao setor mineral do país, protegendo os investimentos e a economia.   
Denúncia feita nesta sexta-feira é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que pede mais ajuda e um cessar-fogo humanitário.
Em entrevista à Agência Brasil, coronel Luiz Henrique Marinho Pires afirma que é preciso estar nas comunidades e garantir a presença do Estado.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.