TRE-PR marca para 8 de fevereiro julgamento de processo contra Moro

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) marcou para 8 de fevereiro o julgamento do processo que pode levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR). A data foi escolhida um dia após o desembargador Luciano Falavinha, relator do caso, liberar o processo para julgamento.
O senador é alvo de ações protocoladas pelo PT e pelo PL na Justiça Eleitoral. Os partidos acusam Moro de abuso de poder econômico pela suposta realização de gastos irregulares no período de pré-campanha em 2022.
Em dezembro ao ano passado, o Ministério Público Eleitoral (MPE) do Paraná defendeu a cassação do mandato do senador. No entendimento dos procuradores, houve uso “excessivo de recursos financeiros” no período que antecedeu a campanha eleitoral oficial, em 2022.
Em 2021, Moro estava no Podemos e realizou atos de pré-candidatura à Presidência da República. Em seguida, ele deixou o partido e passou a fazer campanha o Senado. De acordo com a acusação, houve “desvantagem ilícita” em favor dos demais concorrentes ao cargo de senador diante dos “altos investimentos financeiros” realizados antes de Moro se candidatar ao Senado.
Foram citados gastos de aproximadamente R$ 2 milhões com o evento de filiação de Moro ao Podemos e com a contratação de produção de vídeos e consultorias.
No caso de eventual cassação de Sergio Moro, caberá recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. No entanto, se a possível condenação for mantida, novas eleições para o Senado deverão ser convocadas no Paraná.
Durante a tramitação do processo, a defesa do senador negou as irregularidades e disse que as acusações têm “conotação política”. Para a defesa, gastos de pré-campanha à Presidência não podem ser contabilizados na campanha para o Senado, uma vez que um cargo é de votação nacional e o outro somente no Paraná.
Edição: Nádia Franco
Dos 92 municípios do estado do Rio, 14 estão com taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes. Doença avança mais em cidades menores e nas mais próximas de Minas Gerais e São Paulo.
No ofício encaminhado pelo presidente do Senado ao ministro Alexandre de Moraes, ele afirma que quer acesso ao documento para tomar medidas legais no Congresso Nacional.
No último dia 29, Capelli desligou-se da secretaria-executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2023, traz a lista dos reconhecimentos do último ano e da série histórica, segundo critérios da organização.
Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo registrou queda de granizo nos bairros Ipiranga, na zona Sudeste; no Centro; em Capela do Socorro, na zona Sul; e em Carapicuíba, na zona Norte.
Para participar do Prouni, é preciso ter feito uma das duas últimas edições do Enem, ter obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas das 5 provas do exame e não ter tirado zero na redação.
Em agosto, a agência 123milhas deixou de emitir passagens e pacotes de viagem da linha Promo (com datas flexíveis), que tinham previsão de embarque entre setembro e dezembro de 2023.
Sergio Moro é alvo de ações ajuizadas pelo PT e pelo PL, que o acusam de abuso de poder econômico pela realização de gastos irregulares no período de pré-campanha em 2022.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Paulista (Pernambuco), Ribeirão Pires e Indaiatuba (São Paulo), e Niterói (Rio de Janeiro). Investigação começou em dezembro de 2023
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google