TRE-DF torna Leandro Grass, ex-candidato ao GDF, inelegível por 8 anos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) decidiu por 4 votos a 2 tornar o sociólogo Leandro Grass (PV), ex-candidato ao governo do DF, inelegível por 8 anos, por abuso dos meios de comunicação durante a campanha de 2022. Ainda é possível recorrer da decisão.
A inelegibilidade também atinge Olgamir Amancia Ferreira, candidata a vice-governadora na chapa de Grass, que ficou em segundo lugar na eleição. A maioria do TRE-DF considerou que a dupla teve participação na disseminação de notícias falsas e desinformação sobre o então candidato Ibaneis Rocha (MDB), incluindo calúnias e difamações.
A maioria dos desembargadores acolheu as alegações da coligação Unidos pelo DF, de Ibaneis, segundo as quais Grass teria utilizado o horário gratuito na TV, no rádio e também na internet para disseminar desinformação sobre o governador, que tentava a reeleição.
Como agravante, foi apontada a participação de Ricardo Taffner, coordenador de comunicação da campanha de Grass, na publicação do material falso. Ele foi multado em R$ 20 mil pela maioria do TRE-DF.
O relator do caso, desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa, ficou vencido na votação. Para ele, eventuais fake news disseminadas pela campanha de Grass não tiveram gravidade suficiente para afetar o resultado do pleito, tendo em vista inclusive que Ibaneis conseguiu se reeleger. Ele foi seguido pelo desembargador Demétrius Gomes Cavalcanti.
Atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, Grass comentou o caso em sua conta na rede social X.
Grass agradeceu as mensagens de apoio e disse que vai recorrer da decisão, “confiando na justiça e na verdade, que com certeza prevalecerão”.
Edição: Fernando Fraga
Porta-voz da Organização Meteorológica Mundial diz que fenômeno atual atingiu seu ápice em dezembro e pode ser considerado um dos cinco mais fortes da história.
Disputa envolve o cálculo da Remuneração Mínima por Nível e Regime, espécie de piso salarial criado em acordo de 2007. O impacto financeiro estimado pela companhia era de R$ 47 bilhões.
Percentual de pessoas com sobrepeso (38,45%) ultrapassou as de peso normal (36,93%), enquanto obesos chegaram a 24,62%, mostra estudo.
Anvisa diz que evidências científicas demonstram que há risco de transmissão da dengue por transfusão sanguínea. Serviços de hemoterapia devem orientar os doadores caso confirmem dengue.
Há expectativa de que as conversas cheguem a um cessar-fogo prolongado, de 40 dias, durante o Ramadã. Acordo envolve troca de reféns e entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
De acordo com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, “o presidente Lula recomeçou a inserção do Brasil no mercado global começando pelos vizinhos, aqui pela América do Sul”.
Diretor-geral da agência cita níveis graves de desnutrição e diz que situação no Hospital Al-Awda é “particularmente terrível”, com um dos edifícios destruído e lotado de pacientes.
Resultados saem nos próximos dias. Atenções estão particularmente voltadas para a Carolina do Norte, onde em 2020 Trump venceu Biden pela diferença de um ponto percentual.
Por 4 a 2, desembargadores acolheram alegações da coligação Unidos pelo DF, segundo as quais Grass utilizou horário gratuito na TV, no rádio e na internet para disseminar desinformações.
Governo do Acre estima que mais de 100 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes no estado. Em Rio Branco, 2.052 pessoas estão desabrigadas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google