TRE condena deputado Rodrigo Amorim por violência política de gênero

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Em julgamento nesta quinta-feira (2), o colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) condenou, por 4 votos a 2, o deputado estadual Rodrigo Martins Pires de Amorim (União Brasil) pelo crime de gênero contra a vereadora trans Benny Briolly (PSOL Niterói).
A ação penal eleitoral foi movida pelo Ministério Público e pela vereadora Benny Briolly, tendo em vista que em discurso proferido na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), em 17 de maio de 2022, Rodrigo Amorim ofendeu a parlamentar, chamando-a de “boizebu” e “aberração da natureza”, entre outras ofensas e humilhações.
O deputado foi condenado por violência politica de gênero à pena de um ano, quatro meses e 13 dias de prisão, que acabou convertida em multa de 70 salários-mínimos e à prestação de serviços à população em situação de rua. Essa é a primeira condenação de violência política de gênero no âmbito da Justiça Eleitoral. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, considerou que o crime estava amplamente caracterizado.
Edição: Aline Leal
O entendimento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá ser aplicado em todos os processos semelhantes que estão em tramitação no país.
A atriz, bailarina e cantora lírica Izlene Cristina, que faz cover de Madonna há dez anos em eventos no Rio de Janeiro, receberá os turistas na manhã de sábado na rodoviária.
Com o grande volume de água e o mau tempo, governador Eduardo Leite diz que equipes não estão conseguindo acessar determinadas localidades para o resgate. 
Entre as cidades afetadas, estão Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Nível do Rio Caí aumentou por causa das chuvas e já ultrapassou cota de inundação.
Na decisão, TJ impôs medidas cautelares, como a proibição de acesso à unidade militar, e de contato entre os investigados e deles com a vítima.
“Nós teremos que fazer excepcionalidade para que, durante o ano, possamos executar as intervenções”, disse a ministra Marina Silva. Chuvas no Rio Grande do Sul mataram esta semana pelo menos 21 pessoas.
Ação diz que o parlamentar ofendeu a deputada trans Benny Briolly, chamando-a de “boizebu” e “aberração da natureza”, entre outras humilhações.
A decisão afeta todas as partidas de futebol marcadas para serem realizadas no estado e envolvendo equipes gaúchas na condição de visitante até a próxima segunda (6).
Moeda está no menor valor desde 11 de abril, quando fechou a R$ 5,09. Bolsa de valores subiu quase 1% nesta quinta-feira (2) e recuperou os 127 mil pontos.
Balanço da Defesa Civil diz que ao menos 13 pessoas morreram e 12 ficaram feridas por causa das chuvas no Rio Grande do Sul. Há 21 pessoas desaparecidas e mais de 67.860 mil foram afetadas pelo mau tempo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.