Toffoli suspende novo júri da Boate Kiss marcado para este mês

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, suspendeu nesta sexta-feira (9) o novo julgamento dos acusados pelo incêndio da Boate Kiss, que estava marcado para o dia 26 de fevereiro de 2024.
Dias Toffoli acatou recurso apresentado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Para o ministro, o novo júri poderá provocar um “tumulto processual”, já que ainda há recursos a serem julgados.
“Esse cenário autoriza concluir pela possibilidade de virem a ser proferidas decisões em sentidos diametralmente opostos, tornando o processo ainda mais demorado, traumático e oneroso, em razão de eventuais incidentes”, escreveu o ministro, na decisão.
A suspensão irá vigorar até a Corte Suprema julgar os recursos extraordinários apresentados.
A data havia sido marcada após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manter a anulação da condenação de dois sócios da boate e de integrantes da banda Gurizada Fandangueira.
Com a decisão, continuaram anuladas as condenações dos ex-sócios da boate Elissandro Callegaro Spohr (22 anos e seis meses de prisão) e Mauro Londero Hoffmann (19 anos e seis meses), além do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor musical Luciano Bonilha. Ambos foram condenados a 18 anos de prisão.
No STJ, os advogados dos quatro acusados afirmaram que o júri foi repleto de nulidades e defenderam a manutenção da decisão que anulou as condenações.
Entre as ilegalidades apontadas pelos advogados, estão a realização de uma reunião reservada entre o juiz e o conselho de sentença, sem a presença do Ministério Público e das defesas, e o sorteio de jurados fora do prazo legal.
O incêndio ocorreu em 2013, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, causando a morte de 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos.
Edição: Carolina Pimentel
A noite de sexta-feira foi de muito transtorno para os moradores da capital federal. Verdadeiras correntezas se formaram nas ruas e também nos corredores da Universidade de Brasília.
Ministro do STF converteu em preventiva prisão do presidente do PL, Valdemar Costa Neto (foto). Filipe Martins e Marcelo Câmara, ex-assessores de Bolsonaro, e major Rafael Oliveira vão continuar presos.
Em Goiás o Atlético-GO derrotou o Crac por 1 a 0, no Estádio Antonio Accioly, para assumir a 4ª posição do Goiano com 13 pontos, três a menos do que o líder Vila Nova.
Ministro do STF determinou que suspensão do julgamento dos quatro acusados irá valer até STF julgar os recursos extraordinários.
Funcionários do Banco Central também decidiram entregar imediatamente os cargos comissionados. A devolução inclui cargos de gerências e diretorias.
Em muitas cidades, foliões terão de enfrentar altas temperaturas. Em São Paulo, por exemplo, os termômetros podem chegar a marcar 34ºC.
Contratações começaram no evento Rumo à COP30: Rodada de Negócios e contempla os micro, pequenos e médios empresários dos setores de hotéis, bares e restaurantes.
Baixada Santista é alvo de nova fase da Operação Escudo, lançada como reação à morte de um policial da Rota, em Santos no dia 2. Até quarta-feira, ação resultou em 9 mortes.
Público ocupou as ruas de Santa Teresa ao som de um samba que reverencia o direito de cada pessoa ser aquilo que é. Tema do bloco este ano é Carnaval da Diversidade e das Cores.
Juiz entendeu que soltura incutiria medo e insegurança nas testemunhas por se verem constrangidas a partilhar o ambiente com o suspeito.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google