MOBILIDADE 2025
TJRJ vai reforçar proibição de LGBTfobia em processos de adoção

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) anunciou nessa quinta-feira (18) uma série de ações para reforçar a aplicação da Resolução nº 532/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que combate qualquer forma de discriminação à orientação sexual e à identidade de gênero para adoção, guarda e tutela de crianças e adolescentes.
O tribunal levará todas as questões apresentadas na resolução para debates com as equipes técnicas. O tema também será abordado nos eventos da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso do TJRJ (Cevij).
A Resolução do CNJ diz que são vedadas manifestações contrárias aos pedidos pelo fundamento de se tratar de família monoparental, homoafetiva ou transgênero nos processos de habilitação das pessoas interessadas e nos casos de adoção de crianças e adolescentes, guarda e tutela.
O conselho considera que a adoção realizada de forma inclusiva, igualitária e respeitosa contribui para a proteção dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, das pessoas que pretendem formar suas respectivas famílias, promovendo a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Conforme a resolução, os tribunais de Justiça devem elaborar cursos estaduais preparatórios à adoção, com caráter interdisciplinar, que contemple a possibilidade de adoção homoparental, além de prover formação continuada a magistrados(as) e equipes sobre adoção com perspectiva de gênero e particularmente adoção homoparental.
“Considero positiva a resolução, uma vez que ela explicita o que já estava determinado na Constituição, disse o juiz Sérgio Luiz Vieira de Souza, titular da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital. 
Para ele, qualquer tipo de preconceito citado é inconstitucional. “Um juiz de uma Vara da Infância e da Juventude não pode deixar de habilitar qualquer pessoa por algum preconceito nesse sentido. Além disso, a determinação sobre a realização de capacitações será positiva para os tribunais e para toda a rede de proteção à criança e ao adolescente”, destacou.
Edição: Graça Adjuto
 Houve aumento de 6% em relação a 2022, quando 16,3 milhões de hectares foram atingidos pelo fogo. Dados são da plataforma Monitor do Fogo, do MapBiomas.
Documento lista nove chuvas de meteoro que ocorrerão de janeiro a dezembro, e seis cometas que poderão ser vistos apenas com o uso de binóculos ou pequenos telescópios.
Permanência da Força Nacional de Segurança no Rio foi anunciada quinta-feira. Agentes ficam até fevereiro, quando começa a transição entre as equipes do atual e do futuro ministro da Justiça.
A TI Tekoha Guasu Guavira, no Paraná, e a TI Cana Brava Guajajara, no Maranhão, vêm enfrentando graves conflitos por disputa de terras.
Lula disse que “basta mudar de governo para que obras sejam paralisadas, porque cada governante quer criar a sua marca”. Ao iniciar o terceiro mandato, ele encontrou mais de 10 mil obras paradas.
Informação responde à Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro sobre resolução que determina informações claras sobre o uso do equipamento.
Medicamentos mais consumidos foram para tratamento de depressão, ansiedade e epilepsia, de acordo com estudo da Fiocruz Minas.
O Concurso Público Nacional Unificado é uma inovação na administração pública federal e selecionará, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos.  A prova será no dia 5 de maio.
Conhecido internacionalmente pelos desfiles das escolas de samba, o carnaval do Rio vai contar com mais de 50 festas privadas, com programação diversificada.
Agência de Exploração Aeroespacial do país tenta aterrissar a sonda dentro de 100 metros do alvo. Levará até um mês para verificar se atingiu as metas de precisão.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.