MOBILIDADE 2025
Termina hoje prazo para estados iniciarem emissão da nova identidade

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Termina nesta quinta-feira (11) o prazo para que os estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Até o momento, 23 estados e o Distrito Federal já emitem o documento. Dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) mostram que a CIN já foi emitida para 3 milhões de brasileiros.
A nova Carteira de Identidade adota o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o que aumenta a segurança da identificação dos brasileiros, melhora os cadastros administrativos e diminui as fraudes no Brasil.
A primeira via da CIN é gratuita. Já as carteiras de identidade antigas terão um prazo de dez anos para serem trocadas.
Para a expedição da carteira de identidade, será exigida do requerente a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital.
Em caso de dúvida sobre a autenticidade da certidão apresentada, o órgão expedidor poderá exigir a apresentação de outros documentos como a atual carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte e carteira de identificação funcional.
A validade do novo documento será de cinco anos, para pessoas até 11 anos de idade; de dez anos, para pessoas com idade de 12 anos completos a 59 anos; e indeterminada, para pessoas com idade a partir de 60 anos.
Para a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a nova carteira também permitirá que o governo aprimore a oferta de serviços públicos. “A versão digital da CIN, que tem um QR Code, vai dar acesso às informações sobre o cidadão e possibilita, também, a integração com outros documentos, como a carteira de motorista digital. No futuro, teremos outros documentos concentrados no GOV.BR”, explicou a ministra.
Até o momento, a nova carteira de identidade é emitida, além do Distrito Federal, pelos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Edição: Juliana Andrade
Aposentado do STF, Lewandowski chegou à Corte por indicação de Lula. Sua atuação foi marcada pelo garantismo, corrente que dá maior peso aos direitos e garantias dos réus.
Relatório de entidade internacional de jogadores profissionais revela que atletas, alvos de objetos ou xingamentos, sofrem em silêncio por receio de prejuízo no mercado de trabalho.
Ele ocupará a vaga deixada por Flávio Dino, indicado de Lula ao STF para o lugar da ex-ministra Rosa Weber, que se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos.
Até o momento, 23 estados e o DF já emitem o documento, que adota o número de inscrição no CPF. Carteiras de identidade antigas terão prazo de dez anos para serem trocadas.
Ao ordenar a apuração, o ministro Alexandre de Moraes disse haver a “existência de indícios de crime a partir da inserção de dados falsos em sistema eleitoral.”
Ocorreu uma pane em equipamento eletrônico que acabou por gerar fumaça, dificultando o funcionamento de duas unidades de terapia intensiva, diz hospital em nota.
Medidas contarão com colaboração de estabelecimentos do setor de turismo, que vão desde hospedagem à alimentação, passando por transporte e casas noturnas.
Pais africano pede suspensão das ações no território, alegando que palestinos continuam sendo deslocados de suas terras à força, em colonização iniciada com a criação do estado de Israel.
Funcionários reivindicam reajuste nas tabelas remuneratórias, retribuição por produtividade, exigência de nível superior para o cargo de técnico, mudança no cargo de analista para auditor.
Caso apenas um apostador ganhe o prêmio principal e aplique na poupança, receberá R$ 31,5 mil de rendimento no primeiro mês. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.