Temporais causam 8 mortes no RS; 21 pessoas estão desaparecidas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram oito mortos e 21 pessoas desaparecidas. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil do estado, na manhã desta quarta-feira (1º), 104 municípios foram afetados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos.
A prioridade do governo local é no resgate de famílias ilhadas. Ontem (30), o governador Eduardo Leite conversou, por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que garantiu apoio federal nas ações.
“Começamos o dia com a triste notícia de que já são 8 mortes causadas pelo temporal desta semana no estado. Seguimos trabalhando intensamente para localizar os desaparecidos e garantir a segurança das comunidades em áreas de risco. Infelizmente, ainda há previsão de mais chuva”, escreveu Eduardo Leite, hoje, em publicação nas redes sociais.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi acionada e disponibilizou dois helicópteros para o resgate dos atingidos pela enchente na região de Santa Maria. Em uma das ações, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento.
Os temporais castigam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) e a previsão da Defesa Civil é que o volume de chuvas continue elevado até a próxima sexta-feira (3). Estradas foram bloqueadas, escolas foram danificadas e suspenderam aulas e há municípios com problemas no abastecimento de água, energia elétrica e telefonia.
O estado vem sofrendo com ciclos cada vez mais recorrentes de intempéries climáticas. No segundo semestre do ano passado, enchentes provocadas por fortes chuvas fizeram transbordar o Rio Taquari, em uma das piores cheias em décadas, e deixaram um rastro de destruição, perdas materiais e cerca de 50 mortes.“
Os vales do Caí e Taquari já enfrentam uma situação severa, com risco de alagamentos no mesmo nível dos ocorridos em novembro do ano passado, quando o estado enfrentou uma das maiores enchentes da história”, informou o governo do RS.
Todos os rios monitorados pelas autoridades do estado estão com níveis acima dos limites de alerta. Nos próximos dias, a preocupação se estenderá aos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, incluindo os rios Jacuí, Guaíba e Sinos, que também podem transbordar.
Após sugestão do governo do Estado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou o jogo entre Internacional e Juventude, programado para a noite de hoje, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. A partida pela Copa do Brasil foi transferida para 10 de maio.
“Diante do cenário meteorológico, que pode resultar em prejuízos na infraestrutura, aumenta a insegurança no deslocamento de torcida da serra para a capital e mesmo em Porto Alegre, por conta de ruas e avenidas que podem ficar alagadas”, alertou o governo local.
Edição: Juliana Andrade
Representante da CUT, Ariovaldo de Camargo diz que muitas pessoas se veem nessa situação porque a aposentadoria acaba não sendo suficiente para a sua sobrevivência.
Produzidas desde o fim do século 18 até o século 21 a exposição traz obras em diversas linguagens artísticas como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações.
Crime ocorreu em fevereiro, quando um grupo de criminosos invadiu galpão de uma empresa em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e roubou 246 computadores e 264 monitores.
De acordo com balanço da Defesa Civil do estado, 104 municípios foram afetados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos.
Reajuste salarial é a principal pauta dos trabalhadores (40,3%). Na sequência, vêm protestos por cumprimento do piso salarial (26,7%) e pagamento de salários em atraso (21,7%).
Cerca de 300 agentes reforçam a segurança no Rio de Janeiro desde outubro de 2023. Ação terá 50 viaturas para deslocamentos de 270 policiais rodoviários federais.
Geração de empregos e a valorização salarial são citadas pelo ministro como motivos para os trabalhadores brasileiros comemorarem esse 1º de maio.
Levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria em agosto do ano passado revela que 36% dos trabalhadores passam mais de uma hora por dia no trânsito.
Mês de maio tem feriado do Dia do Trabalhador, Dia das Mães e Corpus Christi, ponto facultativo tornado feriado em alguns estados e municípios brasileiros. Também é marcado pela comoção nacional com os 30 anos da morte de Ayrton Senna, do poeta gaúcho Mario Quintana e dos 30 anos da chegada de Mandela à presidência da África do Sul.
Tricampeão de Fórmula 1 comoveu o mundo em 1º de maio de 1994, ao se chocar no muro e falecer. Três décadas depois ele ainda traz inspiração, e não somente no esporte.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.