Taxa de desemprego fica em 7,6% no trimestre encerrado em janeiro

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A taxa de desocupação do trimestre encerrado em janeiro de 2024 ficou em 7,6%. Esse resultado é o menor para o período desde 2015. O índice está abaixo do registrado no trimestre terminado em janeiro de 2023 (8,4%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O nível de desemprego ficou estável em comparação aos 7,6% do trimestre móvel imediatamente anterior, finalizado em outubro de 2023.
A população desocupada, ou seja, aqueles que estavam em busca de trabalho, chegou a 8,3 milhões, estável na comparação trimestral e recuando 7,8% (menos 703 mil pessoas) em 12 meses.
O número de trabalhadores ocupados chegou a 100,6 milhões, o que representa alta de 0,4% (ou mais 387 mil pessoas) ante o trimestre encerrado em outubro de 2023 e de 2% (mais 1,957 milhão de pessoas) em 12 meses.
Na comparação com trimestres móveis, os grupamentos de atividade que ajudaram a subir a ocupação foram transporte, armazenagem e correio (4,5%, ou mais 247 mil pessoas), informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (1,9%, ou mais 241 mil pessoas) e outros serviços (3,1%, ou mais 164 mil pessoas).
De acordo com a coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, Adriana Beringuy, é comum uma estabilidade da população ocupada no trimestre encerrado em janeiro, ou até mesmo uma queda dessa população, mas não foi o que aconteceu em 2024. “Pelo contrário, vemos uma expansão da ocupação”, apontou.
O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado chegou a 38 milhões, alta de 0,9% (ou mais 335 mil trabalhadores) entre os trimestres seguidos e de 3,1% (ou mais 1,1 milhão) ante o mesmo período do ano passado.
Já a quantidade de empregados sem carteira no setor privado (13,4 milhões) ficou estável no trimestre e cresceu 2,6% (mais 335 mil pessoas) no ano.
A taxa de informalidade foi de 39% da população ocupada. Isso representa 39,2 milhões de trabalhadores informais. O percentual é estável em relação ao mesmo trimestre móvel de 2023.
O rendimento real do trabalhador fechou janeiro de 2024 em R$ 3.078. Esse valor aponta alta de 1,6% no trimestre e 3,8% em 12 meses.
A Pnad Contínua traz informações de uma amostra de 211 mil domicílios de 26 estados e do Distrito Federal.
Edição: Maria Claudia
Eles são Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lúcio de Mesquita, ambos sócios do grupo Melhor Atacadista, que diz ser contra o vandalismo e a intolerância política.
Segundo o secretário-geral da ONU, as consequências, desde rios envenenados até a subida dos mares, afetam a todos e os menos responsáveis são os que mais sofrem.
Em nota, Polícia Militar do DF disse que o encontro teve o objetivo de homenagear os policiais destaques e para passar orientações à tropa do novo comandante.
Número de trabalhadores ocupados chegou a 100,6 milhões, o que representa alta de 0,4%, ou mais 387 mil pessoas, ante o trimestre encerrado em outubro de 2023.
Representante da organização disse que já passou da hora “de paz, investigação e responsabilidade” no conflito entre Israel e o Hamas. Segundo Volker Turk, violações claras foram cometidas.
Ministro estava isolado em sua residência em São Paulo desde o último fim de semana, diagnosticado com a doença. Hoje, vai participar presencialmente de evento na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Ministério da Saúde negociou entrega antecipada de doses, que devem ser distribuídas aos estados a partir de 20 de março. Dose utilizada é a trivalente.
Presidente russo reafirmou a acusação de que o Ocidente está empenhado em enfraquecer a Rússia e sugeriu que os líderes ocidentais não entendem como seria perigosa sua intromissão.
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado – se, por exemplo, a conta foi desativada -, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
A cada semestre devem ser retificados os dados de salários e ocupações de homens e mulheres nas empresas, informados pelo eSocial.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google