Suspeitos de financiar tentativa de golpe são alvos da Lesa Pátria

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira (8) mais uma etapa da Operação Lesa Pátria, dando sequência às investigações que buscam identificar financiadores e fomentadores da tentativa de golpe de Estado. Há exatamente um ano, as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por grupos insatisfeitos com o resultado das eleições que levaram ao poder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nesta 23ª fase da Lesa Pátria, o Supremo Tribunal Federal (STF) expediu 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva – este na Bahia. Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Mato Grosso (10), no Rio Grande do Sul (13), Distrito Federal (5), Maranhão (4), na Bahia (2), em Goiás (2), Minas Gerais (2), no Paraná (1), em Rondônia (1), Santa Catarina (2), São Paulo (1) e no Tocantins (3).
“Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar aos R$ 40 milhões”, informou a PF.
De acordo com os investigadores, os suspeitos podem, em tese, responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Edição: Graça Adjuto
Prejuízos de atos golpistas foram milionários. Depredação foi especialmente severa com mobiliário e obras de arte, muitos dos quais ainda passam ou passarão por delicados processos de restauração.
Para 2025, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) – é de crescimento de 2%, a mesma projeção para 2026, diz BC.
Na 23ª fase da operação, o Supremo Tribunal Federal expediu 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva – este na Bahia.
Presidente convida os brasileiros a gritar em alto e bom som: “liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós”. “E viva a democracia”, acrescenta.
Lançamento marca inauguração de uma série de missões apoiadas pela Nasa, que pretende contar em parte com o setor privado para as suas ambições lunares.
Relatório diário da ONU sobre impactos humanitários indica que grande número de crianças já sofrem de subnutrição aguda grave no território.
Acampamento bolsonarista no Setor Militar serviu de base para terroristas. Relatório da CPMI reconstituiu movimentação dos golpistas e depredação na Praça dos Três Poderes.
Evento, batizado de “Democracia Inabalada”, busca reafirmar importância do regime democrático. “Será um ato de celebração democrática, com todas as autoridades do Brasil”, diz ministro da Justiça.
Espetáculos de teatro, dança e oficinas estarão em cartaz de quinta-feira a domingo, às 17h e às 20h. A programação completa pode ser acessada aqui.
Filho do indigenista Bruno Pereira, assassinado em 2022, Pedro, de cinco anos de idade, foi diagnosticado com um câncer agressivo e precisa de um medicamento importado, que não está disponível no SUS.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google