Supremo aumenta número de decisões colegiadas em 2024

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou o primeiro semestre deste ano com aumento das decisões colegiadas proferidas pelos onze ministros da Corte. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (1°) após a aprovação do relatório de trabalho. A votação ocorreu em sessão virtual.
De acordo com balanço divulgado pela Corte, das 54 mil decisões proferidas nos primeiros seis meses deste ano, 10 mil foram tomadas pelo plenário ou pelas duas turmas do tribunal. O número representa aumento de 18,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
O balanço também registra que a Corte chegou ao menor acervo de processos em 30 anos. A Corte possui 21,6 mil processos em tramitação, marca 10% menor em relação a 31 de dezembro de 2023, quando 23,9 mil processos estavam em andamento.
No voto proferido durante o julgamento virtual, o presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o aumento das decisões coletivas “reitera o compromisso da Corte em reforçar a colegialidade”.
O aumento das decisões colegiadas ocorre após a Corte ser criticada pelas decisões individuais dos ministros. Em novembro do ano passado, o Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões monocráticas. Após a aprovação, a proposta seguiu para a Câmara dos Deputados, onde está parada.
A aprovação do balanço marca o início do recesso de um mês na Corte. Os trabalhos serão retomados em 1° de agosto.
Neste mês, os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, André Mendonça e Flávio Dino vão continuar trabalhando para decidir questões urgentes que chegarem aos gabinetes. 
Os prazos processuais ficarão suspensos entre os dias 2 e 31 de julho.
Edição: Sabrina Craide
Ele acredita que moeda norte-americana tende a se acomodar nas próximas semanas. Para ministro, governo precisa comunicar melhor resultados econômicos.
Das 54 mil decisões proferidas nos primeiros seis meses deste ano, 10 mil foram tomadas pelo plenário ou pelas duas turmas do tribunal. Número é 18,9% maior em relação ao mesmo período do ano passado
Programa emergencial consiste no pagamento de duas parcelas no valor de R$ 1.412 cada, pagas em julho e agosto. Em contrapartida, empregador não poderá demitir o funcionário por quatro meses.
Presidente anunciou um pacote de investimentos na Bahia, que inclui obras em instituições federais de educação, equipamentos de saúde, eletrificação rural, moradia popular e cultura.
Edital deve ser publicado em agosto e aprovados devem ser chamados ainda em dezembro. Dentre as vagas, haverá também cargos para nível superior, como advogados, arquitetos e engenheiros.
Reuniões devem ocorrer até 18 de dezembro. Ministro Gilmar Mendes também fixou número de representantes do Congresso, do governo e de entidades na comissão de conciliação. 
Segundo a ministra, a ação humana é o que tem causado a maior devastação já registrada no bioma.
Novo regulamento, publicado no fim de semana, aplica-se aos cerca de 170 funcionários leigos da Fabbrica di San Pietro, o departamento responsável pela basílica.
Editais do Festival de Música da Rádio Nacional e do Prêmio Rádio MEC também foram publicados, com inscrições a partir de agosto
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.