STJ decidirá em março se Robinho cumprirá pena por estupro no Brasil

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou para o dia 20 de março o julgamento do processo que vai decidir se o ex-jogador de futebol Robinho vai cumprir no Brasil a condenação por estupro definida pela Justiça da Itália. O caso será incluído na pauta de julgamentos da Corte Especial.
Robinho é alvo de um pedido de homologação de sentença estrangeira, requerido pelo governo da Itália, onde o ex-jogador foi condenado em três instâncias pelo envolvimento em um estupro coletivo, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. A pena imputada foi de 9 anos de prisão.
Em novembro do ano passado,  a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao STJ parecer favorável ao cumprimento da pena no Brasil.
Na manifestação, o subprocurador Carlos Frederico Santos argumentou que todas as questões legais foram cumpridas e permitem que a sentença de Robinho seja cumprida no Brasil. Além disso, Santos afirmou que impedir o cumprimento da pena permitiria a impunidade do ex-jogador.
A Itália chegou a solicitar a extradição de Robinho. A Constituição brasileira, contudo, não prevê a possibilidade de extradição de cidadãos natos. Por esse motivo, o país europeu decidiu requerer a transferência da sentença do ex-jogador. Dessa forma, o STJ vai analisar se a condenação pode ser reconhecida e executada no Brasil.
A defesa de Robinho defendeu a tradução completa do processo italiano para garantir a ampla defesa do ex-jogador, mas o pedido foi rejeitado pelo tribunal.
Edição: Fernando Fraga
Mostra reúne imagens feitas pelo fotógrafo Hiromi Kagakura nos anos 90, em viagens que fez com o “filósofo d floresta”.
“Claro que pode ter uma reação [contrária], mas pelo que a gente já conversou nas bilaterais, os países europeus já nos apoiam em linhas gerais com essa proposta”, afirmou o secretário-executivo da Fazenda.
Pela pesquisa, incidência da aids foi de 30 casos por 100 mil pessoas entre não beneficiários do programa e de 25 por 100 mil entre os que recebiam. Quanto à taxa de mortalidade, foram 10 óbitos por 100 mil pessoas entre os não beneficiários e de 9 por 100 mil entre os beneficiários.
Corte analisou as chamadas regras de sobras eleitorais para cálculo das cadeiras que devem ser preenchidas por candidatos eleitos nas casas legislativas.
Em 10 municípios que estão em situação crítica no estado, mais de 14 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Em Rio Branco, o nível de água do rio Acre continua acima da chamada cota de transbordo.
Resultado ficou positivo em R$ 79,337 bilhões no mês passado, contra superávit de R$ 78,906 bilhões obtido em igual período de 2023. 
Presidente discursou como convidado especial em cúpula da Caricom e voltou a classificar o conflito na Faixa de Gaza como genocídio.
Subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos argumentou que todas as questões legais foram cumpridas e permitem que a sentença de Robinho seja cumprida no Brasil.
Dados são de relatório lançado hoje (28) na Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente, em Nairóbi, no Quênia. Cerca de 40% dos resíduos sólidos vão parar em locais inadequados.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.