STJ anula provas contra dois investigados pela Lava Jato

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu anular as provas obtidas contra dois investigados pela Operação Lava Jato. 
A decisão foi tomada na terça-feira (11) e beneficia os réus Glauco Colepicolo Legatti, ex-dirigente da Petrobras, e Djalma Rodrigues de Souza, ex-diretor da Petroquisa, antiga subsidiária da estatal.
As provas foram anuladas por serem baseadas nos sistemas Drousys e My Web Day, mantidos pela empreiteira Odebrecht para organizar o pagamento de propina a agentes públicos. As provas foram consideradas ilegais pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O colegiado seguiu entendimento da relatora, ministra Daniela Teixeira, que também reconheceu a nulidade das provas. 
“Na esteira do entendimento proferido pelo Supremo, o reconhecimento da nulidade no material probatório em análise deve ser tido por absoluto”, afirmou a ministra.
Em setembro de 2023, o ministro Dias Toffoli anulou as provas obtidas por meio dos sistemas da Odebrecht. A decisão teve impacto em todos os processos da Lava Jato.
Além de terem sido analisadas pelo ex-juiz Sergio Moro, considerado parcial nos julgamentos de processos da operação, Toffoli entendeu que as provas não passaram por acordo de cooperação internacional.
Edição: Aline Leal
Para a agência, a concessão terá impacto na melhoria do escoamento das safras do agronegócio e promoção do desenvolvimento econômico do Centro-Oeste.
Medida foi determinada nesta quinta-feira (13) pelo ministro Edson Fachin. Acompanhamento será feito pelo Núcleo de Processos Estruturais e Complexos (Nupec) da Corte.
Evidências foram anuladas por serem baseadas nos sistemas mantidos pela empreiteira Odebrecht para organizar o pagamento de propina a agentes públicos. 
Ações têm dia mais volátil. Índice Ibovespa fecha aos 119.777 pontos. Queda de 0,13%. Indicador oscila e chega a cair 0,64%, recupera-se à tarde operando acima de 120 mil pontos, mas não mantém o patamar.
Lideradas pela ponteira Gabi Guimarães, as brasileiras seguem invictas, após vitória por 3 sets a 1. Já classificada às quartas, a equipe volta à quadra às 2h30 desta sexta (14) contra a Bulgária.
Livro O Alquimista, best-seller internacional de autoria do brasileiro, completa 35 anos. Lançamento ocorreu na Embaixada do Brasil em Genebra, onde mora o escritor.
Expectativa é que 4 milhões de turistas visitem a cidade no período junino, movimentando R$ 700 milhões. TV Brasil transmite shows em Caruaru no sábado (15) e no domingo (16).
Em campanha pela valorização da categoria, servidores de 11 agências federais estão em negociação com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) desde fevereiro.
Número de migrantes de todo o mundo que têm buscado proteção no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Venezuelanos, haitianos e cubanos lideraram pedidos de refúgio no ano passado.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.