STF retoma julgamento que pode ampliar foro privilegiado

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (20) o julgamento virtual que pode ampliar o foro por prerrogativa de função, nome técnico do foro privilegiado para parlamentares e ministros de Estado.
O julgamento vai atingir deputados federais e senadores que respondem a processos na Corte. A análise do caso foi suspensa em abril por um pedido de vista do ministro André Mendonça.
Até o momento, o STF tem maioria de seis votos pela ampliação do foro. Prevalece no julgamento voto do ministro Gilmar Mendes.
Pelo entendimento, o foro privilegiado de um político fica mantido no STF se o crime tiver sido cometido durante o exercício da função de parlamentar. Essa é a regra válida atualmente. Contudo, no caso de renúncia, não reeleição ou cassação, o processo será mantido na Corte.
Além de Mendes, já votaram no mesmo sentido os ministros Dias Toffoli, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Faltam os votos de cinco ministros.
A Corte julga um habeas corpus protocolado pela defesa do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). O parlamentar é acusado de “rachadinha”, por ser suspeito de exigir parte do salário de funcionários de seu gabinete, em 2013, quando ele era deputado federal. Ao longo do tempo, o político foi eleito vice-governador do Pará e senador, e o processo foi transferido entre as instâncias da Justiça.
Um recurso da ex-senadora Rose de Freitas também é julgado.
O julgamento virtual será encerrado na próxima sexta-feira (27). Na sessão virtual, os ministros depositam os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial.
Edição: Juliana Andrade
Partida amistosa foi realizada em Buenos Aires uma semana antes da disputa da Copa Julio Roca. Saiba quem venceu no História Hoje, da Rádio Nacional.
“Os comandantes do Hezbollah que eliminamos hoje estavam planejando seu ‘7 de outubro’ na fronteira norte há anos”, disse o chefe do exército israelense.
Corte tem maioria de seis votos pela ampliação. Julgamento ocorre em plenário virtual e será encerrado na próxima sexta-feira (27).
Em voto proferido no julgamento virtual, que começou hoje (20), o ministro do STF entendeu que redes sociais X e Discord não podem recorrer de medidas contra Monark por razões processuais.
Levantamento da Anahp mostra uma redução do número de consultas ambulatoriais, internações e terapias, por paciente. Mas aumento dos exames e atendimentos médicos em prontos-socorros.
Segundo a Defesa Civil, o incêndio foi provocado por fogo em objetos de pessoas em situação de rua que usavam a parte de baixo da estrutura como abrigo.
Reitoria divulgou nota pedindo que os estudantes deixem o local e evitem a ação da polícia.
Agentes cumprem sete mandados de busca e apreensão. Segundo as investigações, neste ano, mais de 6,4 mil hectares foram queimados para a criação de gado na região de Corumbá, em MS.
Segundo a ONG Greenpeace, as terras indígenas são as que melhor cumprem a função de preservar a biodiversidade, contribuindo para mitigar os efeitos da crise climática.
Operação Curupira foi resposta da Polícia Civil no combate às ações incendiárias criminosas que atingiram diversos parques. Além de prejudicar fauna e flora, prática acarretou risco humano e patrimonial.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google