MOBILIDADE 2025
STF envia ao Legislativo decisão que descriminalizou porte de maconha

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Supremo Tribunal Federal (STF) enviou nesta segunda-feira (1°) ao Congresso Nacional a decisão da Corte que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal e fixou a quantidade de 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes.
Os ofícios foram enviados aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
O envio é uma formalidade para comunicar aos chefes dos demais poderes o resultado do julgamento, que determinou que a quantidade de 40 gramas deve prevalecer até que o Congresso aprove uma norma sobre a questão. O STF ainda sugeriu ao Executivo a criação de campanhas de prevenção ao uso de drogas e à aplicação de medidas de apoio a usuários.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, chefe do Ministério Público, e os presidentes dos tribunais do país também foram notificados.
A decisão que descriminalizou o porte começou a ser cumprida na sexta-feira (28), quando a ata do julgamento foi aprovada.
O documento foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico. A ata resume os votos proferidos pelos ministros e contém a tese jurídica que deverá ser seguida pela polícia, Ministério Público e o Judiciário de todo o país.
A decisão do Supremo não legaliza o porte de maconha.  O porte para uso pessoal continua como comportamento ilícito, ou seja, permanece proibido fumar a droga em local público.
Entenda a decisão sobre a descriminalização do porte de maconha
Edição: Nádia Franco
Das 54 mil decisões proferidas nos primeiros seis meses deste ano, 10 mil foram tomadas pelo plenário ou pelas duas turmas do tribunal. Número é 18,9% maior em relação ao mesmo período do ano passado
Programa emergencial consiste no pagamento de duas parcelas no valor de R$ 1.412 cada, pagas em julho e agosto. Em contrapartida, empregador não poderá demitir o funcionário por quatro meses.
Presidente anunciou um pacote de investimentos na Bahia, que inclui obras em instituições federais de educação, equipamentos de saúde, eletrificação rural, moradia popular e cultura.
Edital deve ser publicado em agosto e aprovados devem ser chamados ainda em dezembro. Dentre as vagas, haverá também cargos para nível superior, como advogados, arquitetos e engenheiros.
Reuniões devem ocorrer até 18 de dezembro. Ministro Gilmar Mendes também fixou número de representantes do Congresso, do governo e de entidades na comissão de conciliação. 
Segundo a ministra, a ação humana é o que tem causado a maior devastação já registrada no bioma.
Novo regulamento, publicado no fim de semana, aplica-se aos cerca de 170 funcionários leigos da Fabbrica di San Pietro, o departamento responsável pela basílica.
Editais do Festival de Música da Rádio Nacional e do Prêmio Rádio MEC também foram publicados, com inscrições a partir de agosto
“São 20% das vagas para grupos étnico-raciais, e 9% para pessoas com deficiência. Seguimos assim nossa visão de inclusão”, anunciou a ministra Nísia Trindade
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.