STF condena mais 29 réus pelos atos golpistas de 8/1

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem maioria para condenação de mais 29 réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas, em Brasília.
O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pela aplicação de penas que variam de 14 a 17 anos de prisão.
Ele foi acompanhado pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin votaram pela condenação, mas com ressalvas quanto as penas dos réus.
Já os ministros Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, André Mendonça e Nunes Marques divergiram do relator. A votação ocorre no plenário virtual, no qual os ministros têm um período para votar remotamente, sem deliberação presencial.
Os ministros tinham até as 23h59 desta segunda-feira (5) para informar o voto. A sessão foi iniciada em 15 de dezembro de 2023. 
Cada processo é julgado individualmente, ou seja, as penas serão conhecidas apenas ao final do processo em razão das divergências entre os ministros.
Todos os réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado.
Até o momento, esse é o maior conjunto de ações penais julgadas simultaneamente.
Na última sexta-feira (2), a Corte iniciou o julgamento, também virtual, de 12 réus pelos mesmos crimes. O relator Alexandre de Moraes votou pela condenação. A sessão termina no dia 9 de fevereiro.
* Texto atualizado às 22h03 para informar o voto do ministro Nunes Marques e o resultado do julgamento. 
Edição: Marcelo Brandão
A presidência brasileira do G20, que criou um grupo de trabalho de saúde, também foi assunto do encontro. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da reunião.
O ministro Alexandre de Moraes foi acompanhado na íntegra por Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Zanin e Fachin acompanharam parcialmente, já Barroso, Mendonça e Nunes Marques divergiram.
Laboratório Takeda informou que vai limitar o fornecimento do imunizante à rede privada apenas para suprir o quantitativo necessário para o esquema completo, de duas doses no intervalo de três meses.
A seleção brasileira foi derrotada por 1 a 0 na estreia do quadrangular final. O próximo compromisso da equipe comandada por Ramon Menezes será contra a Venezuela.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou que os novos casos de falta de energia no estado sejam incluídos no processo administrativo que tramita na Secretaria Nacional do Consumidor.
Só a atuação equilibrada dos poderes pode garantir a execução eficaz de políticas para o desenvolvimento do país e bem-estar da população, disse o senador na abertura do ano legislativo.
A jornalista assinou contrato nesta segunda-feira (5) na sede da empresa, em Brasília. “Eu sou uma apaixonada pela comunicação pública e nunca escondi isso”, afirmou.
”Tudo que está ali próximo do olho pode escorrer e entrar no olho. É preciso atenção na hora de usar, de remover, na hora do banho”, orienta especialista.
Entre os pontos avaliados estiveram pneus e freios. Todos os equipamentos estavam dentro das normas.
Na abertura dos trabalhos de 2024, o presidente do Congresso ressaltou que todas as pautas de Estado andaram no legislativo e agora o Executivo tem que dar contrapartida.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.