Startup propõe uso de drones para combater mosquito da dengue

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Uma tecnologia voltada inicialmente à aplicação de biodefensivos para o controle biológico de pragas agrícolas poderá ser usada no ambiente urbano para ajudar a conter a proliferação de mosquitos transmissores de vírus causadores de doenças, como o Aedes aegypti.
Desenvolvida pela empresa Birdview, situada na cidade de São Manuel, no interior paulista, com apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a solução despertou o interesse de empresas produtoras de Aedes aegypti estéreis no Brasil para ajudar na erradicação de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika, de acordo com a Agência Fapesp, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
“Ao participar da última edição do Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia [Pipe Empreendedor] identificamos algumas empresas produtoras de Aedes aegypti estéreis interessadas em firmar parceria conosco para fazer a soltura do inseto em áreas urbanas”, revela Ricardo Machado, cofundador da startup.
A tecnologia desenvolvida consiste em um sistema modular de liberação e embalagem – integrado a drones – que efetua a soltura controlada de insetos adultos em regiões demarcadas, minimizando danos e estresses induzidos.
No campo, a tecnologia permite liberar sobre as lavouras insetos para combater pragas agrícolas que são seus inimigos naturais. Já em áreas urbanas, a solução poderá ser empregada para soltar Aedes aegypti machos e estéreis para se acasalar com mosquitos fêmeas – que picam e transmitem vírus causadores de doenças e copulam uma vez na vida. Dessa forma, é possível diminuir a população do inseto, estimam especialistas.
Em oito anos de atuação, a empresa já realizou mais de 15 mil voos para a liberação de biodefensivos em mais de um milhão de hectares. Entre seus clientes estão as usinas São Martinho, São Manuel e a Suzano.
O projeto de liberação de mosquitos ainda é experimental e a empresa tenta fechar parceria com criadores de insetos estéreis, que arcariam com os custos do serviço. Os valores e o tempo necessário para a intervenção surtir efeito estão sendo avaliados.
“A solução também pode ser utilizada para lançar sementes visando a restauração de florestas”, afirma Ricardo Machado.
Edição: Kleber Sampaio
Meninas – de 12, 13 e 17 anos – morreram durante cerimônias de iniciação, consideradas ritual de passagem à vida adulta e pré-requisito para o casamento.
Provas serão aplicadas em 5 de maio, em 220 cidades distribuídas por todas as unidades federativas. Organizadores contabilizam mais de 1 milhão de inscrições até o momento.
Estados, Distrito Federal e municípios poderão investir, até 31 de dezembro, na alfabetização de pessoas de 15 anos ou mais não inseridas no sistema formal de ensino.
Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia identificou empresas produtoras de Aedes aegypti estéreis interessadas em firmar parceria para soltar o inseto em áreas urbanas.
Segundo a publicação assinada pelo prefeito Eduardo Paes, os dispositivos só poderão ser usados antes da primeira aula e após a última, à exceção de casos especiais.
Resultado coloca a produção das fábricas no patamar superior ao período da pré-pandemia, 0,7% acima de fevereiro de 2020. Setor produtivo está 16,3% abaixo do maior nível anotado em maio de 2011.
IBGE diz que para que o censo demográfico cumpra o papel de retratar a população é fundamental conhecer sua distribuição pelo território.
Provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 17 de março em 10 cidades brasileiras. interessados devem se inscrever no site do Inep.
Episódio Quebra de Xangô, em Alagoas, ocorreu há 112 anos e é o único caso registrado na história brasileira de quebra de terreiros de forma coletiva. Peças resgatadas, de grande valor histórico e cultural, podem ser tombadas neste ano.
No total, serão oito dias de folia, com 637 desfiles de 579 blocos. Expectativa da prefeitura é que 15 milhões de pessoas participem do carnaval de rua na capital paulista.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.