Série Ouro abre os desfiles do Rio com oito escolas nesta sexta-feira

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Oito escolas de samba abrem os desfiles da Série Ouro, nesta sexta-feira (9), no Sambódromo do Rio. A vencedora terá o direito de se apresentar no Grupo Especial em 2025. Entre essas agremiações, quatro já estiveram na considerada elite do carnaval carioca e uma chegou a conquistar o campeonato.
A primeira a entrar na Marquês de Sapucaí será a União do Parque Acari. O enredo da amarelo, rosa e branco da zona norte celebra os 50 anos do primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê, da Bahia. O desfile de hoje será a estreia da escola no principal palco do carnaval carioca.
Na sequência será a vez do Império da Tijuca, uma das que tentam voltar ao Grupo Especial. A verde e branco da Tijuca, também na zona norte, vai homenagear a pernambucana Maria Madalena Correia do Nascimento, a conhecida dançarina, compositora e cantora de ciranda Lia de Itamaracá, que completou 80 anos no dia 12 de janeiro.
A terceira a se apresentar será a Acadêmicos de Vigário Geral. A azul, vermelho e branco levará para a avenida o enredo Maracanaú: Bem-vindos ao Maior São João do Planeta. Ao homenagear o município cearense, a escola vai mostrar os festejos que dão destaque à cidade.
Outra que tenta retornar ao Grupo Especial, a Inocentes de Belford Roxo vai defender na avenida a importância do trabalho dos camelôs na história e no comércio brasileiro. Entre as fantasias de destaque está o ambulante retratado nas pinturas do artista francês Jean-Baptiste Debret em seus quadros com cenas cotidianas das ruas do Rio de Janeiro na época do império, onde viveu por 15 anos.
Em seguida será a Estácio de Sá, que em 1992 foi campeã no Grupo Especial com o enredo Pauliceia Desvairada – 70 anos de Modernismo. Agora em 2024 vai contar com a força das pretas velhas Maria Conga e Vovó Cambinda na homenagem às religiões de matriz africana.
A sexta a desfilar será a União de Maricá. Criada em 2015, a vermelho, ouro e branco da Região Metropolitana do Rio fez o primeiro desfile na Série C. Desde lá, foi ascendendo até que agora será mais uma que estreia no grupo considerado acesso ao especial. O enredo O Esperançar do Poeta é uma grande homenagem aos compositores que mudam vidas por meio de seus versos e melodias. O fio condutor é o compositor Guaracy Sant’anna, o Guará, que morreu em 1988 deixando o legado de sambas como Sorriso Aberto, Problema Social e Singelo Menestrel.
A penúltima do primeiro dia de desfiles da Série Ouro será a Acadêmicos de Niterói, também da Região Metropolitana, pela segunda vez vai se apresentar no Rio de Janeiro. O enredo Catopês- Um céu de Fitas da azul e branco vai exaltar a cultura do grupo folclórico de congadas de Montes Claros, Minas Gerais.
O encerramento será feito pela escola de samba Unidos da Ponte. A azul, índigo e branco de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, se apresentará com o enredo Tendendém – O axé do epô pupá, que contará a história do dendê desde a origem em terras africanas até chegar ao Brasil. A Ponte também é uma das agremiações que querem voltar ao Grupo Especial.
Edição: Aline Leal
Alvos foram um designer, três empresas de publicidade e seus sócios e duas pessoas que compartilharam a fake news. Os suspeitos são investigados por difamação eleitoral.
Vencedora poderá se apresentar no Grupo Especial em 2025. União de Parque Acari será a primeira a pisar no sambódromo.
Gravação de 2022 é uma das provas levadas ao STF no âmbito da Operação Tempus Veritatis para investigar suposta organização criminosa, cuja atuação teria resultado em tentativa de golpe.
Coordenado pela Secretaria-Executiva do ministério, grupo terá como integrantes, em sua maioria, gestores e juristas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
O ministro do Supremo esclareceu à Advocacia da União que suspendeu apenas a multa relativa ao acordo com o MPF, mantendo as obrigações da Novonor com a AGU e a CGU.
STF tornou público um vídeo, de uma hora e trinta minutos de duração, de uma reunião ocorrida no Palácio do Planalto, em julho de 2022.
Mesmo sem epidemia, haveria vacinação, porque dengue é problema de saúde pública há muito tempo, disse Nísia Trindade, lembrando que há 40 anos, se espera uma vacina contra a doença.
São apontadas falhas com falta de luzes de emergência e de sinalização de rotas de fuga, além de fiação de alta tensão exposta.
CCR RodoAnel diz que 1,2 milhão de veículos devem passar pelo trecho oeste do Rodoanel Governador Mário Covas entre 15h de hoje e 23h59 de Quarta-feira de Cinzas.
Plenário decidiu pela multa, por 5 votos a 2. O caso diz respeito a publicações em redes sociais que associavam Lula e seu partido, o PT, à organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.