Senado aprova PEC que perdoa multas de partidos políticos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (15), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece novas regras para os partidos políticos na aplicação de recursos destinados às cotas raciais em candidaturas.
A chamada PEC da Anistia (9/2023) também perdoa os débitos dos partidos que descumpriram a aplicação mínima de recursos em candidaturas de pretos e pardos nas eleições passadas e permite a renegociação de dívidas tributárias das legendas.
Segundo a proposta, para que as multas dos partidos sejam efetivamente canceladas os valores deverão ser investidos em candidaturas de pretos e pardos nas quatro eleições a serem realizadas a partir de 2026.
O texto aprovado determina que os partidos políticos deverão destinar 30% dos recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário às candidaturas de pessoas pretas e pardas, a partir das eleições deste ano. A regra pode acabar reduzindo as verbas para essas candidaturas, pois, atualmente, os gastos devem ser proporcionais ao número de candidatos negros, ou seja, caso 50% dos candidatos de um partido sejam negros, os recursos para essas candidaturas também devem ser de 50% do total. 
O texto, analisado hoje em dois turnos pelos senadores, segue para promulgação pelo Congresso Nacional. Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição, ela não passa pela sanção presidencial.
De acordo com a PEC, os partidos poderão parcelar as dívidas previdenciárias em até 60 meses e os demais débitos em até 180 meses.
O texto prevê que os partidos, seus institutos ou suas fundações poderão usar recursos do Fundo Partidário para pagar multas e outras sanções por descumprimento da lei eleitoral e os débitos de natureza não eleitoral.
*Com informações da Agência Senado
Edição: Kleber Sampaio
Dono de empresas do setor de transportes e de sementes, o empresário Arni Alberto Spiering e dois netos estavam a bordo do King Air, modelo C90GTi, de sua propriedade
Para que as multas dos partidos sejam efetivamente canceladas, os valores deverão ser investidos em candidaturas de pretos e pardos nas quatro eleições a serem realizadas a partir de 2026.
Subsidiária da Petrobras, Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa) tinha sido fechada em 2020. Presidente Lula participou de evento que oficializou retomada das operações.
Doença foi declarada emergência em saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial da Saúde. Desde 2023, mais de 29 mil doses contra a mpox foram aplicadas no Brasil.
Formulário eletrônico permitirá que policiais, juízes e servidores do Judiciário acessem com rapidez dados que ajudem a identificar situações em que uma mulher esteja correndo risco de ser morta.
“Estamos avançando na região de Kursk. Foi criado um escritório de comando militar que deve garantir a ordem e também todas as necessidades da população local”, disse o principal comandante da Ucrânia.
Segundo o assessor para assuntos internacionais da Presidência, é preciso equilibrar os princípios constitucionais de defesa da democracia e de não ingerência nos assuntos internos de outros países.
OMS declarou doença como emergência em saúde pública de importância internacional. Este ano, foram notificados 709 casos confirmados ou prováveis de mpox no Brasil.
Ipea aponta que mulheres dedicam em média, por semana, 10 horas a mais do que os homens para executar tarefas domésticas e de cuidado não remuneradas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.