MOBILIDADE 2025
Saúde alerta sobre cuidados para prevenir câncer de pênis

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Para finalizar o mês da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pênis, o Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia emitiu uma nota técnica com orientações para a prevenção e o cuidado integral da doença.
O câncer de pênis é caracterizado por ferida que não cicatriza; secreção com forte odor; espessamento ou mudança de cor na pele da glande (cabeça do pênis) e presença de nódulos na virilha.
O documento enfatiza a importância do profissionais de saúde orientar a população sobre higiene do pênis; autoexame e conscientização; práticas sexuais seguras com o uso de preservativo; incentivo à vacinação contra o HPV para a população de 9 a 14 anos de idade com campanhas que sejam amplamente divulgadas e acessíveis; incentivo à cirurgia de circuncisão (retirada do prepúcio) quando essa pele que encobre a glande não permita a higienização de maneira correta; incentivo à manutenção de uma dieta saudável e equilibrada, estimulando a prática regular de exercícios físicos; desencorajamento do hábito de fumar e oferta de acesso às medidas de cessação de tabagismo.
“O câncer de pênis é uma doença mutiladora e que pode ser prevenida com hábitos simples. Estar atento a qualquer ferida que não cicatriza é fundamental”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Luiz Otávio Torres.
Números do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS) do Ministério da Saúde apontam que nos últimos 10 anos o país atingiu a média de 645 pênis amputados por ano. Os últimos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde mostram que de 2012 a novembro de 2022 foram registrados mais de 21 mil casos de câncer de pênis no país.
De acordo com o Atlas de Mortalidade do Instituto Nacional de Câncer (Inca), de 2011 a 2021 foram registradas 4.592 mortes em razão do câncer de pênis. Em 2021 (último ano com dados disponíveis no sistema), foram contabilizadas 478 mortes. A faixa mais atingida é de 60 a 69 anos de idade.
Edição: Fernando Fraga
Complexo de transmissão em ondas curtas da Rádio Nacional da Amazônia é um dos maiores da América Latina. Primeira live será nesta quinta-feira (29), às 19h.
Veículo terá velocidade média de 95 km/h e poderá levar até 860 passageiros. A previsão é que o novo sistema de transporte fique pronto em 2031.
A partir do reconhecimento, o gênero será registrado no Livro das Formas de Expressão do Iphan, que reúne as manifestações artísticas em geral. 
Atlas de Mortalidade do Instituto Nacional de Câncer aponta que de 2011 a 2021 foram registradas 4.592 mortes em razão do câncer de pênis. Em 2021 foram contabilizadas 478 mortes.
No próximo sábado, o Ministério da Saúde realizará o Dia D de combate à dengue. Com o tema Brasil Unido Contra a Dengue, haverá ações de orientação sobre os cuidados para evitar a doença.
“É uma taxa baixa, mas ainda faria uma diferença muito grande. Mas acredito que podemos ser mais ambiciosos do que isso”, disse Gabriel Zucman a jornalistas, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.
Ministro acompanhou o relator Alexandre de Moraes. Os acusados foram condenados a penas que variam entre 14 e 17 anos de prisão.
Área de 520 mil m² ao norte de Paris receberá 14,5 mil atletas e, depois dos Jogos, será transformada em um bairro ecológico – com escolas, hotel e parque público -, que beneficiará 6 mil residentes.
Com sucesso do sistema de transferência instantânea Pix, ferramentas tornaram-se obsoletas nos últimos anos. 
Território yanomami é o maior do país em extensão e sofre com a invasão e a violência de garimpeiros e com a contaminação da terra e da água pelo mercúrio usado no garimpo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.