Saldos remanescentes do Brasil Alfabetizado vão para jovens e adultos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu novos critérios para a utilização do saldo remanescente de 2023 dos recursos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Os recursos da reprogramação do Fundo Nacional da Educação, que já haviam sido autorizados em janeiro, serão destinados à criação de matrículas em turmas de jovens e adultos, conforme as orientações publicadas nesta sexta-feira (2), no Diário Oficial da União.
Caso optem por não restituir os recursos, estados, Distrito Federal e municípios poderão investir, até 31 de dezembro deste ano, na alfabetização de pessoas de 15 anos de idade ou mais não inseridas no sistema formal de ensino.
O saldo poderá também ser utilizado em bolsas de aperfeiçoamento dos alfabetizadores, transporte, alimentação e material escolar para os alfabetizandos ou, ainda, na impressão de material pedagógico oferecido pelo MEC, desde que destinados aos jovens e adultos não alfabetizados.
De acordo com os novos critérios, a unidade federativa precisa aderir à reprogramação dos recursos no prazo de 90 dias, e é necessário preencher o termo disponibilizado no Sistema do Programa Brasil Alfabetizado e, em caso de inadimplência com o programa, regularizar a situação dentro do prazo.
Caso a unidade federativa não se manifeste, terá que devolver os recursos remanescentes em 31 de dezembro de 2023 ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
As unidades federativas que aderirem deverão executar os recursos em contas específicas criadas para as ações do Brasil Alfabetizado, isentos de tarifas bancárias, em meio eletrônico, para a identificação dos beneficiários dos pagamentos, como fornecedores ou prestadores de serviços. Também será necessário o registro de todas as despesas com as novas matrículas das turmas de alfabetização de jovens e adultos no Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC).
Edição: Fernando Fraga
Meninas – de 12, 13 e 17 anos – morreram durante cerimônias de iniciação, consideradas ritual de passagem à vida adulta e pré-requisito para o casamento.
Provas serão aplicadas em 5 de maio, em 220 cidades distribuídas por todas as unidades federativas. Organizadores contabilizam mais de 1 milhão de inscrições até o momento.
Estados, Distrito Federal e municípios poderão investir, até 31 de dezembro, na alfabetização de pessoas de 15 anos ou mais não inseridas no sistema formal de ensino.
Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia identificou empresas produtoras de Aedes aegypti estéreis interessadas em firmar parceria para soltar o inseto em áreas urbanas.
Segundo a publicação assinada pelo prefeito Eduardo Paes, os dispositivos só poderão ser usados antes da primeira aula e após a última, à exceção de casos especiais.
Resultado coloca a produção das fábricas no patamar superior ao período da pré-pandemia, 0,7% acima de fevereiro de 2020. Setor produtivo está 16,3% abaixo do maior nível anotado em maio de 2011.
IBGE diz que para que o censo demográfico cumpra o papel de retratar a população é fundamental conhecer sua distribuição pelo território.
Provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 17 de março em 10 cidades brasileiras. interessados devem se inscrever no site do Inep.
Episódio Quebra de Xangô, em Alagoas, ocorreu há 112 anos e é o único caso registrado na história brasileira de quebra de terreiros de forma coletiva. Peças resgatadas, de grande valor histórico e cultural, podem ser tombadas neste ano.
No total, serão oito dias de folia, com 637 desfiles de 579 blocos. Expectativa da prefeitura é que 15 milhões de pessoas participem do carnaval de rua na capital paulista.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.