RS e SC entram em alerta para temporais a partir desta terça-feira

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Rio Grande do Sul voltará a enfrentar temporais nesta semana. De acordo com alerta divulgado pelo governo estadual, os ventos podem passar de 70 quilômetros por hora nesta terça-feira (16) nas regiões de Campanha, no sul, sudeste e centro do estado, além da região metropolitana de Porto Alegre e litoral.
Para dias seguintes, estão previstas chuvas intensas, raios, mar agitado, risco de ressaca e até eventual queda de granizo por causa de uma frente fria vinda do oceano. O alerta vale também para áreas de Santa Catarina.
“A instabilidade perde força a partir da quinta-feira (18), quando o sistema de baixa pressão atmosférica se desloca para o mar, mas ainda deixa o tempo instável entre Santa Catarina e no Paraná, especialmente nas áreas do leste e norte desses estados”, diz informe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A Defesa Civil recomenda que a população verifique condições dos telhados para possíveis reparos. Durante as chuvas, a orientação é ficar em segurança, retirar eletrônicos das tomadas e fechar bem portas e janelas.
As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no domingo (14) provocaram diversos estragos e deixaram milhares de moradores sem luz.
De acordo com a RGE, uma das concessionárias de energia que operam no estado, 160 mil usuários ficaram no escuro durante o pico do temporal na noite de domingo. Desse total, o fornecimento foi restabelecido para 135 mil clientes e 25 mil continuavam sem energia até as 17h40 desta segunda-feira (15).
A maioria dos usuários fica nas regiões metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Taquari e Serra.
Segundo a empresa, o serviço foi interrompido por causa da queda de galhos, árvores e objetos na rede elétrica devido à forte ventania.
Edição: Carolina Pimentel
No resultado mais surpreendente do dia, o atual campeão Palmeiras foi surpreendido pelo estreante Aster Itaquá. Já o Flamengo derrotou o São José para avançar.
Texto determina 3h30 de conteúdo brasileiro por semana na TV por assinatura. Além disso, reestabelece cotas nas salas de cinema. Governo também quer estímulo à produção de obras brasileiras em plataformas de streaming.
Instabilidade perde força na quinta-feira (18) quando frente fria se desloca para o mar. Chuvas atingiram Rio Grande do Sul no domingo (14), provocando estragos e deixando milhares sem luz.
Atualmente, sociedades unipessoais não têm autorização para operar serviços de radiodifusão. Nova regra foi sancionada pelo presidente Lula.
Após com reunião com o presidente Santiago Peña, em Brasília, Lula disse que o assunto continuará sendo tratado pelas equipes de ambos os governos para que se chegue a uma solução.
Adotada na disputa presidencial em 2022, restrição consta da minuta da resolução que trata das regras gerais das eleições municipais de outubro deste ano.
Entrega emergencial no âmbito do Programa Aquilomba beneficiou aproximadamente 31.963 famílias em seis estados brasileiros..
Com a medida, os municípios podem solicitar recursos federais para ações de apoio à população, como reconstrução de ruas, vias e casas destruídas pelos temporais.
A espanhola Aitana Bonmatí e o argentino Lionel Messi conquistaram o prêmio The Best. O Brasil também se destacou graças a ato da seleção masculina de combate ao racismo.
Nestes locais, os beneficiários podem sacar a parcela de janeiro no primeiro dia de transferências, que será na quinta-feira, sem necessidade de seguir o calendário.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google