Rio prepara plano de contingência para enfrentar crise hídrica

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Após reunião com diversos órgãos, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou que o governo prepara um plano de contingência para a crise hídrica provocada pela seca dos rios. Segundo ele, dois milhões de pessoas residentes de municípios como Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, entre outros, já estão sofrendo com a redução do abastecimento.
“Então é algo que antes que se agrave, nós já estamos trabalhando e essa conversa foi fundamental para encontrar soluções como o envio de carro-pipa, ações de contingência e publicidade para que a gente possa diminuir os efeitos dessa crise hídrica porque ela é do Brasil não é só do Rio de Janeiro”, disse o governador na manhã desta segunda-feira (16).
Segundo a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, 10% do fornecimento de água já foram reduzidos para as pessoas atendidas pelo Sistema Imunana-Laranjal. De acordo com a companhia, se a situação persistir pode haver mais redução de abastecimento de água.
Conforme o governo do estado, serão disponibilizados carros-pipa para as regiões afetadas, priorizando escolas, creches e hospitais. Em razão da seca, os sistemas de abastecimento de Mangaratiba, Maca, Acari, além do Imunana- Laranjal estão em alerta.
As represas do Sistema Acari (Tinguá, Xerém, Rio D’Ouro, São Pedro e Mantiquira) que abastecem parte da Baixada Fluminense, enfrentam estiagem histórica.
Edição: Aécio Amado
Ministro do STF disse que tem informações técnicas que confirmam que os incêndios na Amazônia e no Pantanal são provocadas pela ação humana. 
Movimento, coordenado pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, é estratégia para ampliar a conscientização sobre a importância dos mares e sua preservação.
“A gente espera que ao longo dessa semana já tenhamos prisões. Seremos implacáveis”, diz governador Cláudio Castro.
Governador Cláudio Castro informou que dois milhões de moradores de municípios como Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, entre outros, já estão sofrendo com a redução do abastecimento.
Indígenas passaram de 2.172 registros, em 2020, para 2.479 registros este ano. Crescimento foi notado em todas as regiões do Brasil.
Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, fala sobre aprovação de projeto que beneficia essas unidades. Texto segue para sanção.
Nova biografia de Lupicínio Rodrigues, que faria hoje 110 anos, destaca o gosto pela “sofrência” e o fato de compor melodias sofisticadas sem tocar nenhum instrumento musical.
Incêndio começou na manhã de domingo (15) e não há previsão de quando deve ser controlado. Tempo quente e seco dificulta o trabalho das equipes e facilita a propagação das chamas.
Instituto informa que não houve feridos e que solicitou o apoio da Polícia Militar para intensificar as rondas ostensivas na região, para coibir atividades criminosas.
Brasil será sede da Copa do Mundo do esporte em 2027. Programa vai ao ar nesta segunda-feira, às 23h30, na TV Brasil.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.