Rio Grande do Sul tem seis barragens com risco iminente de ruptura

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O governo do Rio Grande do Sul informou neste domingo (5) que o total de barragens em situação de emergência com risco iminente de ruptura por causa das fortes chuvas subiu para seis no estado. Nesse sábado (4), apenas duas barragens estavam em situação de emergência com “risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas”.
As chuvas que atingem o estado desde a semana passada afetaram mais de 780,7 mil pessoas e deixaram 75 mortos.
Ao todo, 18 barragens do estado apresentam algum nível de fragilidade. Além das seis barragens em situação mais crítica, outras cinco estão em “nível de alerta”, que é quando “anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança”.
Há ainda sete barragens em “nível de atenção”, que é quando “as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo”.
Além da barragem 14 de julho, que rompeu parcialmente na última quinta-feira (2) entre as cidades gaúchas de Cotiporã e Bento Gonçalves, está com risco iminente de ruptura a barragem PCH Salto Forqueta, em São José do Herval e Putinga. Na Salto Forqueta foram identificados “danos na margem direita da barragem e sinistro na Casa de Força, causado por inúmeros deslizamentos”.  
Também estão em nível de emergência com risco de ruptura a barragem de São Miguel, em Bento Gonçalves; a barragem SDR, em Eldorado do Sul; a barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra; e a barragem do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves
Já entre as barragens em nível de alerta em cidades gaúchas, estão a UHE Dona Francisca, em Nova Palma; a UHE Bugres-Barragem Divisa, em Canela; a barragem Capané, em Cachoeira do Sul; a barragem B2, em São Jerônimo; e a barragem Tupi, em Taquari.
As outras sete barragens em “nível de atenção” são: a UHE Bugres-Barragem do Blang e a UHE Canastra, ambas em Canela; a UHE Monte Claro, em Bento Gonçalves e Veranópolis; a UHE Castro Alves, em Nova Roma do Sul  e Nova Pádua; a barragem PCH Furnas do Segredo, em Jaguari; além das barragens Samuara e Dal Bó, ambas em Caxias do Sul.
O governo do estado informou ainda que segue monitorando as barragens de Santa Lúcia, em Putinga; Nova de Espólio de Aldo Malta Dihl, em Glorinha; Belo Monte, em Eldorado do Sul; e Filhos de Sepé, em Viamão.
O monitoramento dessas barragens é feito pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Edição: Aline Leal
Menotti começou sua carreira de treinador no Newell’s Old Boys e venceu o Campeonato Argentino com o Huracán em 1973, antes de assumir o cargo de técnico da equipe nacional argentina em 1974.
Por causa do mau tempo, 134.331 pessoas abandonaram casas em que viviam, sendo que 115.844 estão desalojadas e outras 18.487 foram para abrigos. Dos 497 municípios gaúchos, 341 estão afetados pelas chuvas.
Fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada afetaram mais de 780,7 mil pessoas.
Mais de 90 mil moradores do Sarandi fora orientados a se dirigirem ao Teatro Renascença, onde os desabrigados passam por triagem antes de serem encaminhados para os abrigos temporários
Trabalhos envolvem militares das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além de voluntários.
Azul, Gol e Latam cancelaram voos com origem e destino para Porto Alegre. Quem tinha passagem marcada está sendo comunicado sobre regras mais flexíveis para remarcação, reembolso e cancelamento.
Em todo o estado, 18 estruturas apresentam algum nível de fragilidade. além das seis em perigo máximo, são cinco em nível de “alerta” e sete em “atenção”.
Chefe da Agência da ONU para Refugiados Palestinos, Philippe Lazzarini acusa Israel de negar acesso de ajuda das Nações Unidas, em Gaza. “Nas últimas semanas, houve disparos contra comboios”, denuncia.
Representantes do Hamas mantiveram posição de que qualquer acordo de trégua deve pôr fim à guerra, enquanto Israel pede libertação de reféns para cessar ataques.
Estudantes dos EUA reuniram-se em dezenas de universidades para protestar contra a guerra em Gaza e apelar ao presidente Joe Biden para que faça mais para parar o derramamento de sangue.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.