Rio Grande do Sul confirma segunda morte por leptospirose

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Um homem de 33 anos, morador da região central do município de Venâncio Aires (RS), morreu após contrair leptospirose. Esta é a segunda morte confirmada para a doença ao longo dos últimos dias no estado do Rio Grande do Sul, fortemente atingido por temporais e enchentes desde o fim de abril.
O óbito foi confirmado em nota pela prefeitura de Venâncio Aires. De acordo com o comunicado, familiares do homem disseram que ele teve contato com águas das enchentes, mas adotando cuidados necessários, como o uso de botas.
O município confirmou pelo menos outros dois casos de leptospirose, sendo que ambos os pacientes já se recuperaram. “O Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi) da capital do chimarrão aguarda o resultado de 23 investigações laboratoriais apenas neste mês”, destacou a prefeitura.
A outra morte pela doença foi registrada no município de Travesseiro, no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Um homem de 67 anos morreu na última sexta-feira (17) após contrair a infecção, mas o óbito só foi confirmado pela secretaria municipal de saúde no domingo (19).
A vigilância sanitária de Venâncio Aires pede que a população procure um serviço de saúde logo que os primeiros sintomas de leptospirose surjam, incluindo febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na panturrilha) e calafrios.
Os sintomas aparecem normalmente de cinco a 14 dias após a contaminação, podendo chegar a 30 dias. O tratamento é iniciado já na suspeita da doença, quando o paciente apresenta um conjunto de sinais e sintomas compatíveis e relata situação de risco ao longo dos últimos 30 dias.
A leptospirose é uma das doenças que mais preocupam as autoridades sanitárias no Rio Grande do Sul, já que há grande risco de casos em razão do contato com a água das cheias. A infecção é causada pela bactéria leptospira, presente na urina de roedores e comumente adquirida pelo contato com água ou solo contaminados.
Edição: Valéria Aguiar
Alteração extra, além das cinco tradicionais, ocorrerá em caso de suspeita de traumatismo craniano. Competição começa em 20 de junho e, quatro dias depois, o Brasil estreia contra a Costa Rica.
Contratação de 12 mil novas câmeras portáteis representa aumento de 18% no número de equipamentos disponíveis hoje para os agentes de segurança, diz o governo de São Paulo.
Segundo a secretária de Mudança do Clima, Ana Toni, governo tenta se adiantar, pensando em ações de prevenção. Estiagem deve ser mais severa do que em 2023.
Estão habilitados a despachar no Brasil os novos representantes da Sérvia, do Irã, da Eslováquia, do Timor-Leste, de Botsuana, da Geórgia, de Ruanda e do Benim.
Entre as propostas destacadas durante o ato, estavam algumas relativas aos recursos voltados às compras governamentais para o Programa de Aquisição de Alimentos.
Brasileira e norte-americana estão entre as nove esportistas homenageadas. As novas bonecas são um reconhecimento do impacto do esporte na promoção da autoconfiança para as novas gerações.
Sindicato de trabalhadores que representa esses veículos afirma que a medida configura censura contra a mídia pública – que Milei prometeu acabar desde que assumiu o poder.
Familiares disseram que o homem de 33 anos teve contato com águas das enchentes, mas adotando cuidados necessários, como o uso de botas. Óbito ocorreu no município de Venâncio Aires.
Conselho clerical se apressa para organizar uma eleição antecipada, que pode corroer ainda mais sua legitimidade em meio à crescente insatisfação popular.
Dados mostraram também, pelo quarto mês consecutivo, redução acentuada nos roubos de carga. Na comparação com abril de 2023, o indicador registrou diminuição de 50%.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.