Rio de Janeiro tem primeira redução de feminicídios desde 2015

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O estado do Rio de Janeiro teve neste ano a primeira redução de casos de feminicídio desde que o crime começou a ser tipificado, em 2015. Dados do Instituto de Segurança Pública, vinculado ao governo estadual, mostram que houve 99 registros oficiais deste tipo de crime em 2023, contra 111 em 2022, o que representa uma queda de 10,8%.
Segundo o governo fluminense, o Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (Dgpam) da Polícia Civil efetivou 22,8 mil medidas protetivas no ano passado, com 137 armas apreendidas e 943 prisões, entre flagrantes e mandatos. Além disso, foram indiciadas mais de 12,2 mil pessoas. O estado tem 14 Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) funcionando 24 horas por dia.
O governo do Rio atribui a diminuição dos feminicídios a medidas de prevenção adotadas, como a Patrulha Maria da Penha, que já acompanhou mais de 63 mil mulheres em quatro anos, e o aplicativo Rede Mulher, que tem um botão que aciona o número 190, para denúncias, diretamente. 
Outra medida destacada é o monitoramento de agressores. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) acompanha, por meio da Central de Monitoração, 134 potenciais agressores com histórico de violência doméstica, por meio de tornozeleiras eletrônicas. As mulheres que são seus possíveis alvos têm à disposição o botão do pânico para mulheres vítimas desse tipo de crime. Em 2023 essa ferramenta foi acionada 91 vezes.
Edição: Maria Claudia
 
Previsão é que as provas ocorram em 24 de março, em 40 cidades, incluindo todas as capitais. A remuneração mínima inicial é de R$ 5.878,82.
Entre 180 países analisados, o Brasil ocupou a 104ª colocação no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023, segundo levantamento da Transparência Internacional.
Nas quatro primeiras semanas do ano, o Brasil contabiliza acumulado de 217.841 casos prováveis de dengue. Há ainda 15 mortes confirmadas e 149 em investigação.
Ministério Público Federal diz que medida foi necessária diante da “inércia” do Estado em elaborar planejamento efetivo para instalação de bases de proteção e retirada dos invasores do território tradicional.
Em sua longa carreira televisiva teve destaque ao participar de novelas como O Clone, Caminho das Índias, América e Salve Jorge entre outras. Ela tratava um câncer no pulmão.
Defesa aérea disparou duas rajadas de Tiros de Aviso, após alertas feitos por rádio. Aeronave pousou em uma pista de terra e o piloto conseguiu fugir.
Governo do estado atribui queda à adoção de medidas preventivas como Patrulha Maria da Penha, que acompanhou mais de 63 mil mulheres em quatro anos, e aplicativo de denúncias Rede Mulher.
Ministra da Saúde diz que entre os 521 municípios selecionados, alguns poderão ser priorizados de acordo com número de casos da doença e a gravidade.
Segundo ele, caso está relacionado a uma postagem do ano passado. Ele chegou às 10h e saiu às 10h45, sem falar com a imprensa.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.